Kurt Harland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kurt Harland na apresentação do InSoc em Taubaté, SP, no dia 21 de julho de 2012

Kurt Harland (Minneapolis) é um cantor, compositor e diretor de aúdio de video game americano. Ele é mais conhecido por ser o vocalista do Information Society e compositor das trilhas sonoras da série de video Game Legacy of Kain.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em 25 de Janeiro de 1963 em Minnesota, aos seis anos já tomava aulas de piano e, ao fim do ensino médio, participava de corais e cantos teatrais. Durante a faculdade, ele e um amigo de colégio iniciaram um grupo chamado Information Society, que iria levá-los a um grande envolvimento com a música durante um bom tempo. Depois de viver em Nova York, Vienna, e Minneapolis, Kurt se mudou para a California, onde ele reside atualmente em San Francisco com sua esposa e seu filho.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Kurt Harland Larson começou sua experiência com música eletrônica e gravação em 1982.

Information Society[editar | editar código-fonte]

Formada em 1982, a banda synthpop Information Society alcançou grande sucesso no final dos 80's e começo dos 90's. São mais conhecidos por seu single hit de 1988 "What's On Your Mind? (Pure Energy)".

Nos primeiros concertos e álbuns, Harland era chamado de "Kurt Valaquen". Depois da banda alcançar sucesso, ele começou a usar seu nome do meio como último nome profissional.

Depois do Information Society terminar, Kurt manteve os direitos do nome da banda e lançou um álbum solo, Don't be Afraid, em 1997.

Em 2006, ele devolveu o nome de volta à Paul Robb e James Cassidy, que reformaram a banda com um novo vocalista. Harland disse que por causa de obrigações familiares e de trabalho não poderia voltar em tempo integral à banda; desde então vem se envolvendo muito pouco, apresentando-se em poucos concertos, mas também fez participação no último álbum da banda, Synthesizer, cantando a música "Seeds of Pain".

Video games[editar | editar código-fonte]

Depois de 11 anos como artista de música, Kurt se mudou para San Francisco e começou sua carreira de diretor de áudio de video game. Durante estes anos ele esteve envolvido em dezoito projetos diferentes, notavelmente seis anos com a Crystal Dynamics. Ele atualmente é diretor de áudio na Slipgate Ironworks, um estúdio de desenvolvimento de jogos da Gazillion Entertainment baseada em San Francisco.

Quatro músicas do álbum do Information Society, Don't be Afraid também foram usadas em video games que tiveram suas trilhas sonoras compostas por Kurt Harland.

Kurt também trabalhou nos seguintes jogos:

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Em 1983, com os colegas de banda, Kurt Harland foi diretor do video clip "Fall In Line" do Information Society, com um orçamento de exatamente $0.00. Em 1987, Harland foi diretor de um video clip de $10.00 de "And So It Goes", do Ex-Sample.