Língua mori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mori
Falado(a) em: Indonésia
Região: Celebes
Total de falantes: 33mil (1988-91)
Família: Austronésia
 Malaio-Polinésia
  Celébica
   Bungku–Tolaki
    Mori
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: vários:
Mori Atas mzq Mori Atas — [[]]
Mori Bawah xmz Mori Bawah — [[]]
Padoe pdo Padoe — [[]]

Mori é um termo usado para se referir coletivamente a duas línguas de Celebes Central: Mori Bawah e Mori Atas. Às vezes, um terceiro idioma, Padoe, também é incluído.

História do termo[editar | editar código-fonte]

Originalmente, o termo 'Mori' se referia apenas a certos clãs que viviam no curso superior do rio Laa em Celebes Central, ou seja, os atuais Mori Atas ou povo 'Mori Superior'. Após a imposição do domínio colonial holandês no início do século XX, o nome foi estendido para incluir os povos que viviam a leste ao longo do curso inferior do Laa e na bacia hidrográfica de Tambalako (hoje Mori Bawah ou 'Mori Inferior'), e ao sul, para os povos ao redor Lago Matano (incluindo o Padoe). Embora as línguas dessas áreas fossem diferentes, as pessoas compartilhavam uma cultura semelhante, e naquela época também estavam unidas sob o poderoso governante Marundu.

Nos dias atuais, a situação se inverteu. Hoje, 'Mori' em seu sentido restrito refere-se principalmente à língua Mori Bawah, e ainda mais especificamente ao dialeto Tinompo, que as autoridades coloniais promoveram como um padrão em toda a área..[1]

Classificação e convergência[editar | editar código-fonte]

Usando o método histórico-comparativo da linguística, Mead demonstrou que há uma divisão de línguas antiga que atravessa a área de Mori.[2] Mori Atas e Padoe estão mais intimamente relacionados com a língua língua lolaki do que com Mori Bawah, enquanto Mori Bawah compartilha suas afinidades linguísticas mais próximas com Bungku e outras línguas da costa leste de Celebes, como Wawonii e Kulisusu. Essas antigas associações são claras a partir de padrões de mudança de som compartilhada e também são aparentes em conjuntos de pronomes.

Por exemplo, a tabela a seguir lista os pronomes independentes em cinco idiomas.[3] Desta tabela, pode-se ver que os pronomes independentes de Mori Bawah se assemelham aos de Bungku, enquanto os pronomes de Mori Atas e Padoe são mais próximos aos de Tolaki.

Tolaki Padoe Mori Atas Mori Bawah Bungku
1s inaku iaku iaku ongkue ngkude
2s inggo'o iiko iiko omue munde
3s ie'i umono iwono onae nade
1p excl inggami ikami ikami omami mami
1p incl inggito ikito ikito ontae ntade
2p inggomiu ikomiu ikomiu omiu miu
3p ihiro umboro iworo ondae ndade

À luz de tais diferenças, é improvável que as línguas Mori Atas e Mori Bawah sejam inerentemente inteligíveis. No entanto, por causa de laços culturais, comércio e mistura de suas populações através da imigração local, os Mori Atas e os Mori Bawah estão pelo menos familiarizados com as línguas uns dos outros, e as línguas têm convergido em termos de suas palavras, como pode ser visto em percentagens relativamente altas de similaridade lexical compartilhada.[4]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Esser, S. J. Phonology and Morphology of Mori, translated from the Dutch version of 1927–1933 (Dallas: SIL, 2011), pp. 2 ff.
  2. Mead, David. Proto-Bungku-Tolaki: Reconstruction of its phonology and aspects of its morphosyntax. (PhD dissertation, Rice University, 1998) p. 117
  3. Mead, David. Proto-Bungku-Tolaki: Reconstruction of its phonology and aspects of its morphosyntax. (PhD dissertation, Rice University, 1998) p. 145
  4. Mead, David. The Bungku Tolaki Languages of South-eastern Sulawesi, Indonesia (Canberra: Pacific Linguistics, 1999), pp. 35, 53.