Língua tuvaluana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tuvaluano
Falado em: Tuvalu, Fiji, Kiribati, Nauru, Nova Zelândia
Total de falantes: 10.670 em Tuvalu. 13.051 ao todo.
Família: Austronésia
 Malaio-polinésia
  Centro-oriental
   Malaio-polinésia oriental
    Oceânica
     Oceânica centro-oriental
      Oceânica remota
       Pacífico central
        Fijiano-polinésia oriental
         Polinésia
          Polinésia nuclear
           Samóica
            Eliceana
             Tuvaluano
Estatuto oficial
Língua oficial de: Tuvalu
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: tvl
ISO 639-3: tvl

A língua tuvaluana é uma língua polinésia falada em Tuvalu. Tem palavras comuns a outras línguas polinésias, por exemplo te Atua significa "Deus" tanto em tuvaluano como em maori. Existem mais de 13.000 falantes de tuvaluano em todo o mundo.

Gramática[editar | editar código-fonte]

O sistema fonético tuvaluano compõe-se de cinco vogais (a,e,i,o,u) e 10 ou 11 consoantes (p, t, k, m, n, ng, f, v, s, h, l), dependendo do dialeto. Todos os sons existem em formas curtas e longas, que contrastam entre si. Há quatro artigos possíveis em tuvaluano: definido singular te, indefinido singular se, definido plural nulo e indefinido plural ne ou ni (dependendo do dialeto). O verbo pode vir no início ou no meio da oração, e a ordem de sujeito, objeto direto e objeto indireto é relativamente livre. O adjetivo geralmente segue o substantivo.

Dialetos[editar | editar código-fonte]

O tuvaluano divide-se em dois grupos dialetais principais: tuvaluano do norte, compreendendo dialetos falados nas ilhas de Nanumea, Nanumaga, e Niutao (bem como Niulakita), e tuvaluano do sul, formado pelos dialetos falados nas ilhas de Funafuti, Vaitupu, Nukufetau e Nukulaelae. Todos os dialetos são mutuamente inteligíveis e diferenciam-se quanto a fonologia, morfologia, e léxico. Os dialetos Funafuti-Vaitupu (que são muito próximos entre si) são a língua nacional de facto, embora os falantes dos dialetos do norte muitas vezes usem o seu próprio dialeto em contextos públicos fora das respectivas comunidades. Os habitantes de uma ilha de Tuvalu, Nui, falam um dialeto do gilbertês, uma língua micronésia só muito distantemente relacionada ao tuvaluano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Niko Besnier, 1995, Literacy, Emotion, and Authority: Reading and Writing on a Polynesian Atoll, Cambridge University Press
  • Niko Besnier, 2000, Tuvaluan: a Polynesian language of the Central Pacific, Routledge

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.