Lísias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Lísias (Atenas 459 a.C. [Nota 1] — Atenas, 380 a.C.) foi um orador grego.

Seu pai, Céfalo, era filho de Lisânias, filho de Céfalo, e era natural de Siracusa.[1] Lísias nasceu no segundo ano da 80a olimpiada, quando Philocles, sucessor de Phrasicles, era arconte.[1] Lísias era filho de um comerciante de armas de Siracusa chamado Céfalo e aos quinze anos partiu para Túrio, na Sicília, com o objetivo de estudar retórica.

Em 412 a.C., após a fracassada expedição ateniense contra Siracusa, Lísias volta a Atenas. Em seu regresso, encontra a cidade governanda pelos Trinta Tiranos. Tanto ele quanto sua família eram considerados estrangeiros e tiveram a fortuna confiscada pelo regime. Polemarco, seu irmão, foi preso e executado em 404 a.C.. Em vista disso, Lísias se refigiou em Mégara e somente volta para Atenas com a queda dos Trinta Tiranos.

Alguns vêem em Lísias um dos grandes oradores gregos ao lado de Demóstenes e Ésquines. Lísias, como contemporâneo de Sócrates, aparece em dois diálogos de Platão: na Politéia (República) e no Fedro.

Seus discursos contra o político Eratóstenes, que acreditava ser o princípal culpado pela morte de seu irmão, o tornaram célebre.

Ele foi casado com Anaco, uma parente de Isócrates, com quem teve um filho, Lisicles.[2]

Notas e referências

Notas

  1. De acordo com o texto de Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Isócrates, Isócrates nasceu no ano da 86a olimpíada, e Lísias nasceu cerca de 22 anos antes; por estes cálculos, seu nascimento seria em 458 a.C.

Referências

  1. a b Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Lísias [em linha]
  2. Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Iságoras

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.