Lísias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Lísias (Atenas 459 a.C. Nota 1 — Atenas, 380 a.C.) foi um orador grego.

Seu pai, Céfalo, era filho de Lisânias, filho de Céfalo, e era natural de Siracusa.1 Lísias nasceu no segundo ano da 80a olimpiada, quando Philocles, sucessor de Phrasicles, era arconte.1 Lísias era filho de um comerciante de armas de Siracusa chamado Céfalo e aos quinze anos partiu para Túrio, na Sicília, com o objetivo de estudar retórica.

Em 412 a.C., após a fracassada expedição ateniense contra Siracusa, Lísias volta a Atenas. Em seu regresso, encontra a cidade governanda pelos Trinta Tiranos. Tanto ele quanto sua família eram considerados estrangeiros e tiveram a fortuna confiscada pelo regime. Polemarco, seu irmão, foi preso e executado em 404 a.C.. Em vista disso, Lísias se refigiou em Mégara e somente volta para Atenas com a queda dos Trinta Tiranos.

Alguns vêem em Lísias um dos grandes oradores gregos ao lado de Demóstenes e Ésquines. Lísias, como contemporâneo de Sócrates, aparece em dois diálogos de Platão: na Politéia (República) e no Fedro.

Seus discursos contra o político Eratóstenes, que acreditava ser o princípal culpado pela morte de seu irmão, o tornaram célebre.

Ele foi casado com Anaco, uma parente de Isócrates, com quem teve um filho, Lisicles.2

Notas e referências

Notas

  1. De acordo com o texto de Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Isócrates, Isócrates nasceu no ano da 86a olimpíada, e Lísias nasceu cerca de 22 anos antes; por estes cálculos, seu nascimento seria em 458 a.C.

Referências

  1. a b Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Lísias [em linha]
  2. Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Iságoras

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.