L-23 Super Blanik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
LET L-23 Super Blanik.

O LET L-23 Super Blanik é um dos mais conhecidos planadores de instrução do mundo. Foi concebido na antiga Checoslováquia, obtendo grande sucesso internacional, principalmente pela ótima relação custo/benefício. É um planador metálico, dócil, robusto e acrobático. No Brasil, após a aquisição por um aeroclube (privado) e a divulgação de suas qualidades, foi adquirido pelo governo na década de 1970, para substituir os velhos e bons Neiva B Monitor (carinhosamente conhecidos como "Neivão"), planadores de madeira com boas características para instrução elementar. Tanto os aeroclubes civis, como o da Academia da Força Aérea Brasileira receberam os Blanik e fazem bom uso deles entrando no século XXI.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre L-23 Super Blanik