Lago Mweru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mweru
Mwero
O lago Mweru em imagem de satélite de falsa cor
Localização
Características
Altitude 927 m
Comprimento máximo 96 km
Largura máxima 45 km
Profundidade máxima 37 m
Afluentes Rio Luapula
Efluentes Rio Luvua
Mapa do Mweru
Localização do lago, entre os rios Luapula e Luvua

O lago Mweru (ou lago Mwero) é lago de água doce no percurso do rio Congo, ficando situado na fronteira entre a República Democrática do Congo (Katanga) e a Zâmbia, a cerca de 150 km a sul do lago Tanganica. Com 96 km de comprimento por 45 km de largura, orientado na direção nordeste-sudoeste, tem área de 4650 km² e profundidade máxima de 37 m. "Mweru" significa "lago" em várias línguas bantas locais[1] .

É alimentado principalmente pelo rio Luapula. O emissário do lago é o rio Luvua, que alimenta o rio Lualaba, que é o nome que recebe o rio Congo na sua parte superior. O lago inclui a ilha Kilwa na sua parte meridional.[2]

Esteve durante muito tempo isolado, só se chegando a ele através de caminhos florestais, tanto no lado zambiano como no lado congolês. Em 1987 uma estrada asfaltada foi construída até à aldeia de Nchelenge na Zâmbia, e a população tem crescido rapidamente, aproveitando a pesca neste lago.

Os principais lugares habitados da parte congolesa são Pweto e Kilwa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Northern Rhodesia Journal online at NZRAM.org: J B W Anderson: "Kilwa Island and the Luapula." Vol II, No. 3 pp87–88 (1954)
  2. Google Earth accessed 29 March 2007. When in flood Lake Bangweulu and its swamps may temporarily have a larger area, but not a larger volume.