Lago Ootsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lago Ootsa
Localização
País  Canadá
Características
Altitude 850 m
Área * 890 km²
Comprimento máximo 140 km
Profundidade máxima 305 m
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Ootsa também denominado por reservatório Nechako, e ainda e de forma informal chamado lago do Reservatório Ootsa, é um lago artificial criado no início dos anos 1950 durante a construção da Barragem Kenney no rio Nechako, um importante afluente do rio Fraser, no centro-ocidental da província da Colúmbia Britânica, no Canadá[1] [2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Este lago faz parte de um enorme complexo que abrange uma área de 90000 hectares e é composto por vários lagos e rios ligados com a subida das águas.

O reservatório foi formado pela junção das águas de vários grandes lagos: o Lago Ootsa propriamente dito, o lago Tahtsa[2] , o lago Whitesail[2] , o lago Knewstubb[2] , o lago Eutsuk[2] e o lago Natalkuz Tetachuck[2] , sendo as suas várias extensões e os várias cursos de água existentes entre eles que os interligam.

A sua extremidade ocidental encontra-se nas coordenadas 53º 36' N 128° 40' W encontrando-se localizada mais próximo ao lago Tahtsa, enquanto que a sua extremidade oriental, localizada nas coordenadas 53º 35' N 124° 45' W se encontra mais próxima do lago Knewstubb[1] [2] .

O reservatório é predominantemente constituído por dois braços que formam um arco circular, simétricos de ambos os lados de uma orientação este-oeste. O ramo norte é formado pelo lago Whitesail e pelo lago Ootsa, enquanto que o braço sul é formado pelo lago Natalkuz Tetachuck. O lago Tahtsa forma um apêndice anexo ao braço Norte e fazem parte do reservatório do lago Knewstubb. A terra entre os dois braços tornou-se uma península, formando a metade ocidental o Parque Provincial e Áreas Protegidas do Norte Tweedsmuir.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências