Lago de Tota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago de Tota
Lago de Tota
Imagem de satélite do lago
Localização
Coordenadas 5° 32' 24" N 72° 55' 12" O
Localização Boyacá
País  Colômbia
Características
Altitude 3 015 m
Área * 55 km²
Comprimento máximo 12 km
Largura máxima 7,2 km
Profundidade máxima 62 m
Ilhas San Pedro, Santo Domingo, La Custodia, Santa Helena, Cerro Chico
Lago de Tota está localizado em: Colômbia
Lago de Tota
Localização na Colômbia
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago de Tota é um lago da Colômbia. Com 55 km2 de área, é o maior lago natural do país. Situa-se a 3015 metros de altitude, na parte oriental do departamento de Boyacá, na província de Sugamuxi, e é a fonte do rio Upia, que drena para a bacia do rio Orinoco. É ainda o segundo lago navegável mais alto da América do Sul, apenas abaixo do lago Titicaca.[1]

Na já extinta língua muisca dos Chibchas, Tota significava "campos de cultivo do rio".[2]

O lago de Tota é local de reprodução para várias espécies de aves, algumas das quais ameaçadas ou em perigo, incluindo o socoí-vermelho (Ixobrychus exilis bogotensis), o pato-de-rabo-alçado-americano (Oxyura jamaicensis andina), a galinha-de-água (Rallus semiplumbeus) e o trogloditido (Cistothorus apolinari). A última observação do mergulhão-colombiano (Podiceps andinus), considerada extinta, foi realizada na década de 1970 no lago de Tota.[3].

Nas suas margens situam-se as localidades de Aquitania, Cuítiva, Iza e Tota. A margem ocidental do lago é um local turístico muito apreciado pelos colombianos.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências