Lanterna de papel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lanternas de papel.

Uma lanterna de papel é uma lâmpada fabricada com papel, cujo no interior encontra-se uma fonte de luz (geralmente uma vela ou uma fonte de luz elétrica). Existem lanternas com as formas e tamanhos diversos, e os métodos de construção também são variados: desde uma simples bolsa de papel, até refinadas armações feitas de bambu ou metal com alguma classe especialmente robusta de papel.

Sua presença asocia-se com festas, e são muito habituais na China e Japão, assim como, logicamente, nos diversos bairros chineses espalhados pelo mundo, de onde se encontrar no exterior dos estabelecimentos públicos para atrair possíveis clientes. No Japão recebem o nome de 提灯 (chöchin), e existe um tipo especial de caligrafia para escrever nelas, chamado chöchin moji.

Em diversas comunidades espanholas é normal durante o Natal, colocar pequenas velas em filas de pequenas bolsas de papel chamadas luminárias ou farolitos. As lanternas de papel roxas estiveram associadas no passado com os burgueses, de onde deriva, por exemplo, o nome do Bairro Roxo de Amsterdã. Na atualidade, as lanternas roxas são usadas no Japão para anunciar bares e restaurantes.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lanterna de papel
Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.