Laringoscopia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A Laringoscopia é um procedimento realizado para diagnosticar doenças da laringe. Tal exame é realizado sob anestesia tópica da faringe e da laringe supraglótica. O procedimento é realizado através da boca, com o paciente sentado, permitindo o diagnóstico das doenças da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e da laringe, em especial das pregas vocais. Desta forma vê-se detalhadamente as estruturas da laringe, em busca de lesões orgânicas ou funcionais.

As crianças permitem, na maioria das vezes, a realização da laringoscopia com maior facilidade. Eventualmente a laringoscopia pode não ser tolerada por náuseas ou resistência do paciente. Nesta eventualidade pode ser feita a FIBRONASOFARINGOLARINGOSCOPIA. Saliente-se que a tolerância à laringoscopia ultrapassa a 95%.

No caso de exame visualizado por monitor, o exame recebe o nome de videolaringoscopia. A gravação em fita de vídeo é importante para o médico assistente e para o fonoaudiólogo, pois permite acompanhar a evolução do tratamento.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.