Náusea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Náusea
Classificação e recursos externos
CID-10 R11
CID-9 787.0
Star of life caution.svg Aviso médico

Náusea ou enjoo[1] é a sensação de desconforto no estômago com uma vontade urgente de vomitar.

A náusea também é uma defesa do organismo, já que é a preparação para o vômito e a expulsão de substâncias que podem estar causando problemas ao organismo. É o caso da náusea que ocorre após consumo de grande quantidade de bebidas alcoólicas. A náusea é um sintoma geral e inespecífico, que chama a atenção para um problema do organismo que nem sempre é facilmente detectável. As náuseas podem melhorar evitando-se a ingestão de alimentos sólidos e através da utilização de antieméticos.

Existe também a náusea de origem psicológica, como aquela que ocorre quando vemos alguma coisa repugnante, pode ser também tonturas repentinas. É a forma da consciência subjetiva de dizer que não aceita aquilo.

Deve-se diferenciar a náusea resultante da cinetose, comum em pessoas que passam mal em movimento, por ter tratamento distinto.

Causas[editar | editar código-fonte]

Náuseas.

As causas de náuseas e vômitos são muito variadas. A maioria é causada por alterações que ocorrem diretamente no estômago ou intestino, mas certas situações envolvendo outros órgãos também causam esses sintomas. Por exemplo:

Nota[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete náusea.

É importante diferenciar vômito de regurgitação. Esta última é o retorno não forçado de material do esôfago, estômago ou porção inicial do intestino, sem esforço ou contração de músculos da barriga ou tórax, e geralmente não associado à náusea. É o que frequentemente ocorre com bebês nos primeiros meses e em adultos com queixa de azia (refluxo gastroesofágico).

Referências

  1. Depois da entrada em vigor do Acordo Ortográfico o Brasil passa a grafar enjoo em vez de enjôo, como já acontecia em Portugal.
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.