Coriza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Coriza é a inflamação da mucosa nasal, acompanhada eventualmente de espirros, secreção e obstrução nasal. No popular ou coloquial pode-se usar "nariz escorrendo", "nariz entupido" ou até mesmo catarro escorrendo.

A coriza é causada por excesso de muco, e pode obstruir os canais dos seios nasais e das tubas de Eustáquio, causando dor e infecção.

Tipos[editar | editar código-fonte]

A secreção nasal pode ser de um destes três tipos, associada a diferentes tipos de doenças:

-(A coloração amarela nem sempre indica sinusite ou tuberculose).

Agentes causadores[editar | editar código-fonte]

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Pode-se combater a coriza com medicamentos que diminuam a vasodilatação da mucosa nasal, normalmente encontrados em remédios que combatem a gripe, como antialérgicos e antipiréticos (combate a febre). Também se recomenda o uso de vasoconstritor para desobstrução nasal permitindo a respiração normal. A poeira que sai do ventilador é um grande aliado para provocar a gripe, pois a poeira que está no quarto é jogada contra as narinas provocando assim os espirros e em seguida a gripe.

A utilização de corticoides é indicada em últimos casos, onde os vasoconstritores já não estão mais resolvendo o problema e a coriza é constante.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

|ciência=sim|data=abril de 2009}}