Insuficiência respiratória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


Insuficiência respiratória
Classificação e recursos externos
CID-10 J96
CID-9 518.81
DiseasesDB 6623
eMedicine med/2011
MeSH D012131
Star of life caution.svg Aviso médico

O termo insuficiência respiratória, em medicina, é usado para descrever a troca inadequada de gases pelo sistema respiratório,resultando numa incapacidade de manter os níveis de oxigénio e dióxido de carbono arteriais dentro dos níveis normais.Uma quebra na oxigenação é conhecido como hipoxemia; um aumento dos níveis arteriais de dióxido de carbono denomina-se hipercapnia.

Causas[editar | editar código-fonte]

Raio-x torácicomostrando Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA)

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
Ventilador Mecânico

O tratamento de emergência seque os princípios da ressuscitação cardiopulmonar. O tratamento da causa subjacente é necessário. intubação endotraqueal e ventilação mecânica podem ser necessários. Estimulantes respiratórios como o doxaprampodem ser usados, e se a insuficiência respiratória resultou de uma overdose de drogas sedativas comoopioides ou benzodiazepinas, então um antidote como a naloxona ou oflumazenil deverá ser dado.

Referências

  1. Johnson SB. (2008). "Tracheobronchial injury". Seminars in Thoracic and Cardiovascular Surgery 20 (1): 52–57. DOI:10.1053/j.semtcvs.2007.09.001. PMID 18420127.