Bronquiectasia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Bronquiectasia refere-se à dilatação e distorção irreversível dos brônquios em decorrência da destruição dos componentes elástico e muscular de sua parede.

Fisiopatologia[editar | editar código-fonte]

Eventos principais: Infecção e/ou dificuldade de depuração mucociliar. Ciclo vicioso: evento inicial(infecção ou condição genética primária), que leva a um comprometimento da depuração mucociliar, que possibilita a permanência de secreção por mais tempo na via aéria, promovendo uma seleção natural das bactérias e maior lesão do endotélio ciliar, causando um processo inflamatório crônico, facilitando infecções recorrentes e o aparecimento de bronquiectasias.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Tosse produtiva persistente, com secreção muco-purulenta, em grande quantidade pela manhã; Pode ser intercalada por períodos de acentuação dos sintomas (purulência do escarro, dispnéia, sibilos, hemoptise), necessidade frequente de antibióticos. Febres (principalmente ao final do dia), falta de ar, manchas aroxadas nas mãos e rosto, suor excessivo à noite.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Além do diagnóstico clínico, é feito também o radiológico principalmente tomografias.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Objetivos: melhorar sintômas e reduzir a progressão da doença. Remover causa e tratar infecções com antibióticos adequados. Broncodilatadores podem se muito úteis. Fisioterapia respiratória, para potencializar a higienização da árvore brônquica para evitar infecções recorrentes.

Ícone de esboço Este artigo sobre Patologia (doença) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.