Hipocratismo digital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Hipocratismo digital
Hipocratismo digital em uma mulher de 33 anos com hipertensão pulmonar.
Classificação e recursos externos
CID-10 R68.3
CID-9 781.5
Star of life caution.svg Aviso médico

Na medicina, o hipocratismo digital ou baqueteamento digital é um sinal caracterizado pelo aumento (hipertrofia) das falanges distais dos dedos e unhas da mão que está associada a diversas doenças, a maioria cardíacas e pulmonares. Também pode ocorrer sua forma idiopática. Provavelmente Hipócrates foi a primeira pessoa a documentar estas alterações das unhas, relacionando-as com doenças, por este motivo o sinal recebeu seu nome em homenagem.

É mais comum em síndromes pulmonares e significa um aumento do ângulo formado entre as falanges média e distal dos dedos. Tomando assim uma conformação alargada em sua extremidade se assemelhando a uma baqueta de tambor. Sua fisiopatologia, entretanto, não está clara, embora se pense que possa estar relacionada ao fator de crescimento derivado das plaquetas. Plaquetas se acumulariam nas extremidades dos membros em algumas situações ligadas à hipóxia crônica.

É caracterizado por uma hipertrofia das falanges distais dos quirodáctilos associada a um aumento da convexidade do leito ungueal (unhas em vidro de relógio). Pode ser decorrente das diversas doenças já citadas mas pode também ser apenas um traço familiar. A melhor maneira de se definir se uma pessoa tem ou não baqueteamento digital é pedi-la que faça a aposição das faces dorsais das falanges distais dos quirodáctilos em questão (direito e esquerdo). Nas pessoas normais, nota-se uma pequena figura de losango ou diamante, logo acima das unhas, pela qual passa a luz. Esta figura simplesmente não existe quando há o baqueteamento.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Baqueteamento do dedo. A linha vermelha exemplifica o contorno de uma unha baqueteada.

É classificado em cinco estágios:

  • Grau I - aumento e flutuação do leito ungueal;
  • Grau II - perda do ângulo natural de 15° entre a unha e a cutícula;
  • Grau III - acentuação da convexidade do leito ungueal;
  • Grau IV - aparência de baqueta da extremidade digital;
  • Grau V - aumento da extremidade com espessamento da falange distal e estriações longitudinais na unha.[1]

Fisiopatologia[editar | editar código-fonte]

Apesar do hipocratismo digital ser um sintoma amplamente reconhecido em muitas doenças, o mecanismo fisiológico que realmente o causa ainda não é bem conhecido. O conhecimento atual é de que estas doenças causam vasodilatação na circulação distal que leva a hipertrofia do tecido do leito ungueal (da unha), e consequentemente leva ao formato típico.

Outros fatores que parecem estar associados são os efeitos locais de fatores de crescimento que são geralmente sequestrados no leito capilar pulmonar.

Associação com doenças[editar | editar código-fonte]

Embora muitas doenças sejam associadas com o hipocratismo digital (particularmente doenças pulmonares), os relatos não são totalmente confiáveis. Desta forma, não há evidências conclusivas destas associações.

Hipocratismo digital isolado[editar | editar código-fonte]

O hipocratismo digital pode estar associado com:

Hipocratismo digital associado a outros sintomas[editar | editar código-fonte]

OAPH[editar | editar código-fonte]

Cintilografia óssea de um paciente com síndrome de Marie-Bamberger

Uma forma especial de hipocratismo digital é a osteoartropatia pulmonar hipertrófica, conhecida no continente Europeu como síndrome de Pierre Marie-Bamberger. (Em cães esta condição é conhecida como osteopatia hipertrófica.) Esta é uma combinação de hipocratismo digital e engrossamento do periósteo (tecido conjuntivo que cobre os ossos), sendo frequentemente diagnosticada como artrite. Está associada quase exclusivamente com o câncer de pulmão.

OAH Primária[editar | editar código-fonte]

Osteoartropatia hipertrófica primária é a OAPH sem a presença de sinais de de doença pulmonar. Esta forma possui um componente hereditário, embora anormalidades cardíacas sutis podem às vezes ser encontradas. É conhecida na Europa como a síndrome de Touraine-Solente-Golé.

Referências

  1. MACEDO, Alex Gonçalves, FUSARI, Valeria Cristiane, ALMEIDA, José Roberto Paes de et al. Digital clubbing as the initial diagnosis of bronchogenic cancer. An. Bras. Dermatol. [online]. 2004, vol. 79, no. 4 (cited 2007-04-10), pp. 457-462 [1]
  2. Sridhar KS, Lobo CF, Altman RD. Digital clubbing and lung cancer. Chest 1998;114:1535-37. PMID 9872183
  3. -724565997 no GPnotebook
  4. Epstein O, Dick R, Sherlock S. (1981). "Prospective study of periostitis and finger clubbing in primary biliary cirrhosis and other forms of chronic liver disease". Gut 22 (3): 203-6 pp.. PMID 7227854.
  5. Naeije R. Hepatopulmonary syndrome and portopulmonary hypertension. Swiss Med Wkly. 2003;133:163-9. PMID 12715285.