Liebig (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Liebig
Geografia
Astro
Coordenadas
Diâmetro
37 km
Profundidade
1,5 km
Colongitude
48° no nascer do Sol
Quadrângulo
LQ18 (d)
Geologia
Tipo
Exploração
Epónimo
Justus von Liebig
Localização no mapa de Lua
ver no mapa de Lua

Liebig é uma crater lunar que se localiza a sul-sudeste da cratera Mersenius, e a oeste do Mare Humorum, na parte sudoeste da Lua. A sudoeste de Liebig está a pouco menor cratera de Gasparis.

A borda de Liebig tem uma baixa parede interna, com um solo interno que é quase monótono, exceto por algumas minúsculas crateletas. Ela é aproximadamente, mas não inteiramente circular, com saliências externas para oeste e para sudeste. A pequena cratera com formato de caneca Liebig A se localiza ao longo da parede interna e em parte do solo interno.

A beirada oeste do Mare Humorum é uma linha falhada designada Rupes Liebig, nomeada por causa dessa cratera. Essa falha se estende por cerca de 180 km ao longo da costa. A sudoeste, na seção da superfície inundada de lava entre Liebig e de Gasparis, há um sistema de rimas chamado Rimae de Gasparis. Elas cobrem uma área com diâmetro de 130 km.

Crateras do Satélite[editar | editar código-fonte]

Por convenção essas formações são identificadas em mapas lunares por posicionamento da letra no local do ponto médio da cratera que é mais próximo de Liebig.

Liebig Latitude Longitude Diâmetro
A 24.3° S 47.7° W 12 km
B 25.0° S 47.1° W 9 km
F 24.6° S 45.7° W 9 km
G 26.1° S 45.8° W 20 km
H 26.3° S 47.3° W 11 km
J 24.8° S 45.0° W 4 km

Referências[editar | editar código-fonte]

Obras em língua portuguesa[editar código-fonte]

Obras em língua inglesa[editar código-fonte]