Lions Clubs International

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Lions" redireciona para este artigo. Para o time de rugby, veja Lions (time de rugby). Para o time de futebol americano, veja Detroit Lions. Para outros significados, veja Lion.
LIONS INTERNACIONAL
Lions Clubs International
Slogan "Nós Servimos"
Fundação 1917
Sede Estados Unidos
Website oficial www.lionsclubs.org

Lions Clubs International é uma das maiores organizações internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários, fundada por Melvin Jones. Seus membros, denominados como "Companheiro Leão" ou "Companheira Leão" são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo.

São aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e muito mais.

Lions Clubs International foi fundada nos Estados Unidos em 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá.

Atualmente, existem mais de 46.000 Lions Clubs espalhados por 210 países do mundo.[1]

Sob a égide de Lions Clubs Internacional e Lions Clubes locais, são organizados os LEO Clubes[2]: organizações de serviço voltadas à juventude, nos moldes do Leonismo. No Brasil ainda existe o Clube de Castores, que foi o primeiro Clube de Serviços Juvenil do Brasil e a primeira organização de serviços voltados à juventude no mundo, funcionando desde 1963 trabalhando a imagem e semelhança do Lions no apoio à comunidade com trabalhos sociais.

Visão

Ser o líder mundial em serviços comunitários e humanitários.

Missão

Dar poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através dos Lions clubes.

Propósitos[3]

Para atender sua missão, foram definidos os seguintes Propósitos do Lions:

  • 1. ORGANIZAR, fundar e supervisionar clubes de serviços a serem chamados de Lions Clubes.
  • 2. COORDENAR as atividades e uniformizar a administração de Lions clubes.
  • 3. CRIAR e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.
  • 4. INCENTIVAR os princípios do bom governo e da boa cidadania.
  • 5. INTERESSAR-SE ativamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.
  • 6. UNIR os clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua.
  • 7. PROMOVER um fórum para a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos associados no clube.
  • 8. INCENTIVAR as pessoas bem intencionadas a servir a suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares.

Código de Ética do Leão

O Lions possui um código de ética:

  • DEMONSTRAR fé nos méritos da minha profissão esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços.
  • LUTAR pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido à vantagem injusta ou ação duvidosa.
  • LEMBRAR que, para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero consigo mesmo.
  • DECIDIR contra mim mesmo no caso de dúvida quanto ao direito e a ética de meus atos perante meu próximo.
  • PRATICAR a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.
  • TER sempre presente meus deveres de cidadão para com a minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.
  • AJUDAR ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.
  • SER comedido na crítica e generoso no elogio, construir e não destruir.

Líderes mundiais - 2015/2016

O Presidente Internacional cumpre um mandato de um ano (de 01 de julho a 30 de junho). É um cargo que exige muito, que requer viagens internacionais, reuniões e administração.

Atualmente, ocupa este posto o senhor Jitsuhiro Yamada[4], natural do Japão. Seu lema presidencial é "Dignidade. Harmonia. Humanidade". Ainda, há os cargos de 1º e 2º Vice-Presidente Internacionais. Todos eles são eleitos e empossados na Convenção Internacional.[5]

Em sua história, LIONS Internacional já teve dois Presidentes Internacionais Brasileiros: João Fernando Sobral (1976/1977) e Augustin Soliva (1996/1997), ambos de São Paulo.[6]

LCIF

A Fundação Lions Clubs International-LCIF é o braço filantrópico de Lions Clubs International, a maior organização de clubes de serviços do mundo, com 1,4 milhão de associados em 206 países e regiões geográficas. LCIF outorga, anualmente, aproximadamente US$ 2 milhões em subsídios de emergência, além dos subsídios para grandes catástrofes. LCIF foi classificada em um estudo do Jornal Londrino Financial Times como sendo a melhor organização não-governamental-ONG para se estabelecer parceria. Para saber mais sobre LCIF, visite o site www.lcif.org

Lions Clubes no Mundo

A organização tornou-se internacional em 12 de março de 1920, quando foi fundado o primeiro Lions Clube no Canadá, em Windsor, Ontario. Ao longo dos anos, espalhou-se pelo mundo, tornando-se a maior organização de clubes de serviço do mundo. Ficando atrás apenas do Rotary International.

Abaixo, a data de fundação do primeiro Lions Clube em alguns países e regiões:

Os Lions Clubes no Brasil

No Brasil os Lions Clubes estão subdivididos em quatro Distritos Múltiplos - LA, LB, LC e LD.

Cada Distritos Múltiplos por sua vez está dividido em Distritos.

Abaixo dos Distritos, estão as Regiões Leonísticas e/ou Divisões Leonísticas e, finalmente, os Lions Clubes.

Cada Lions Clube é uma sociedade civil sem fins econômicos, de duração indeterminada, filiada à Associação Internacional de Lions Clubes, conforme estabelecem seus estatutos.

Uma forma de encontrar os Lions Clubes no Brasil pode ser vista no Domínio do Lions Clubes no Brasil.

Por exemplo: Lions Club São Carlos - Centro, fundado em 15 de março de 1956.[7]

Conforme dados de LIONS Internacional, em 31/12/2014, havia no Brasil 42.561 associados,distribuídos em 1547 Clubes. Por estes dados, o Brasil está no

7º lugar em número de associados no Mundo. [1]

Os Lions Clubes em Portugal

Portugal é o Distrito Múltiplo 115 do Lions Internacional. Em Portugal existem 2 distritos, o Distrito Centro Norte, e o Distrito Centro Sul, tendo o primeiro clube, o Lions Clube Lisboa Host, sido fundado no dia 4 de Dezembro de 1953.

De acordo com o sítio Internet do Lions Portugal, o Distrito Centro Norte conta com 42 clubes e cerca de 1092 membros, e o Distrito Centro Sul conta com 62 clubes e 1523 membros.

Os Lions Clubes de Portugal podem ser encontrados no sítio Internet dos Lions em Portugal.

A Câmara Municipal de Lisboa prestou homenagem ao Lionismo, na pessoa do seu fundador, ao atribuir o nome de Melvin Jones a uma rua da freguesia de São Domingos de Benfica.[8]

Referências

  1. a b «Universo LIONS». Revista The LIONS, Brasil-Sudeste. doi:Edição 88 Verifique |doi= (ajuda) 
  2. «Oportunidades de voluntariado para jovens – Leo Clubes». www.lionsclubs.org. Consultado em 14 de janeiro de 2016 
  3. LIONS Internacional (2014). «Objetivos internacionais do Lions». LIONS Internacional. Consultado em 25 de abril de 2015 
  4. «http://www.lionsclubs.org/resources/PO/pdfs/bio-yamada.pdf» (PDF). www.lionsclubs.org. Consultado em 1 de julho de 2015  Ligação externa em |título= (ajuda)
  5. «Conheça os líderes». LIONS Internacional 
  6. «Presidentes Internacionais pelo Brasil». Distrito Múltiplo "LD" - Brasil 
  7. http://www.distritolc3.org.br/AtivClubes.html
  8. Comissão Municipal de Toponímia, Toponimia lx Melvin Jones, Março 2015.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lions Clubs International