Lise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

-

A Lise Celular é o processo de ruptura ou dissolução da membrana plasmática (que é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas, e que estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos), ou da parede bacteriana, que leva à morte da célula e à liberação de seu conteúdo. A lise celular, ocorre quando as células estão em um meio hipotonico, o fluxo continuo de agua para o interior, pode levar ao aumento do volume celular para lá da capacidade elástica da membrana, acabando a célula por rebentar.

Um exemplo muito comum de lise é na reprodução de vírus. O bacteriófago (bacteriófago é um tipo de vírus que infecta apenas bactérias.) inicia seu ciclo reprodutivo formando as suas diversas partes constituintes (capsídeo, cauda, fibras proteicas...). Essas partes se agrupam e formam diversos novos vírus que acabam por provocar a ruptura da membrana plasmática, ou seja, a lise.Portanto,sem a membrana plasmática,a célula não controla a entrada e saída de substâncias, e recebe muita agua por meio de osmose.

Um tipo particular de lise celular é a hemólise, que ocorre nas hemácias ou glóbulos vermelhos. Quando a destruição é desencadeada pela própria célula, é denominada autólise.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.