Lobo-marinho-de-galápagos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLobo-marinho-de-galápagos
Zalophus wollebaeki2.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Otariidae
Género: Arctocephalus
Espécie: A. galapagoensis
Nome binomial
Arctocephalus galapagoensis
Heller, 1904

O Lobo-marinho-de-galápagos (Arctocephalus galapagoensis) é uma espécie de lobo-marinho encontrada no arquipélago de Galápagos. São os menores pinipédios do mundo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • WOZENCRAFT, W. C. Order Carnivora. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, p. 532-628.
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

O lobo-marinho-de-Galápagos pode ser reconhecido pelos seus grandes olhos, uma adaptação para caçar peixes e lulas à noite. Assim evita predadores e não compete com o leão-marinho por alimento. Encontrado exclusivamente no arquipélago, sofre com a elevação da temperatura, evento associado ao El Niño, que causa o declínio da produtividade nos mares de Galápagos e, consequentemente, diminuição do alimento para os lobos-marinhos. Doenças transmitidas por animais domésticos também são sérias ameaças.