Lola Pagnani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Anna Lola Pagnani Stravos (Roma, 3 de abril de 1972) é uma atriz e bailarina italiana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de Enzo Pagnani, escritor e roteirista, morto aos 33 anos de idade, e de Gilda Pizzolante Stavros, figurinista teatral e estilista. Formou-se aos 17 anos em dança contemporânea, em Paris. Foi primeira bailarina do Momix com o qual colaborou nas coreografias do Cirque du Soleil, em Montreal. Foi também primeira bailarina do Nationaltheater de Munique, sob a direção de Lina Wertmüller e do maestro Giuseppe Sinopoli. Em Nova York, diplomou-se em dança contemporânea no "Alvin Ailey American Dance Theater" e estudou técnicas de representação nos H.B. Studios.

Posteriormente voltou à Itália onde mora sua mãe. Na Itália, trabalhou com os grandes nomes do cinema e do teatro italianos e internacionais, como Ettore Scola, Giulio Base, Lina Wertmüller e foi selecionada por Spike Lee, John Turturro e, mais tarde, Abel Ferrara, para produções americanas de baixo custo .

Atuou em comerciais do café Lavazza, com Tullio Solenghi e Riccardo Garrone, e trabalhou durante 2 anos consecutivos nos programas Maurizio Costanzo Show e Buona Domenica.

Entre outros, colaborou com Nino Manfredi, Vittorio Gassman e Shelley Winters. Esta última a levou para estudar consigo em Los Angeles, no Actor's Studio. Estudou sempre nessa cidade privadamente com Teddey Sherman.

Colaborou com a Rai International de New York em diversos programas conduzindo um: "PoP Italia". Muitas colaborações também com a revista do maestro Gianni Battistoni da "Associazione Via Condotti, escrevendo artigos de Los Angeles dos seus vários amigos americanos, entre os quais, o grande Muhammad Ali, Shelley Winters e Steven Seagal.

Atualmente Lola decidiu realizar, junto com a produtora e diretora americana Melissa Balin, um documentário partindo de sua experiência judicial, ligada à Camorra. O projeto leva o nome de Women Seeking Justice ou "Mulheres que buscam justiça" e trata de histórias de injustiças, com testemunhos de mulheres de várias partes do mundo.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]