Ludmila Narusova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ludmila Narusova
Ludmila Narusova
2018
Deputada da Duma Nacional
Período 1996 - 1999
Senadora do Soviete Federal
Período 2002 - 2012
Dados pessoais
Nascimento 2 de maio de 1951 (72 anos)
Briansk, Brianskaya
Marido Anatoli Sobchak
Partido Rússia Justa
Profissão Professora
Website twitter.com/LydmilaNarusova

Ludmila Borisovna Narusova, em russo: Людми́ла Бори́совна На́русова (Briansk, Brianskaya, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas URSS, 2 de Maio de 1951) é uma política russa, ex-senadora do Soviete Federal da Rússia, representante de República de Tuva[1] e de Oblast de Briansk.[2] Nos anos 90, formava o "casal mais temido da Rússia" com seu marido Anatoli Sobchak, prefeito de São Petersburgo.

Professora de história[editar | editar código-fonte]

Ludmila Narusova nasceu em Briansk, na União Soviética. Entre 1969 e 1974, estudou história na Universidade Federal de Leningrado. Entre 1977 e 1980, cursou sua pós-graduação no instituto de história da Academia de Ciências da URSS, também em Leningrado. Em 1980, casou-se com Anatoli Sobchak, docente da Universidade de Leningrado, onde estudara. Após obter um doutorado em história, ela passou a ministrar aulas na Academia de Cultura de São Petersburgo.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Ludmila Narusova entrou na política russa ao ser eleita deputada da Duma, em 1995. Ela era membro do partido Nosso Lar. Desde 2000, Narusova é apresentadora do programa de televisão Liberdade de Expressão, na programação local de São Petersburgo, pela emissora RTR. Em outubro de 2002, ela foi eleita membro do Soviete Federal.

Família[editar | editar código-fonte]

Narusova e Vladimir Putin no funeral do Anatoli Sobchak

Ludmila Narusova é a viúva de Anatoli Sobchak (1937-2000), que foi um proeminente político russo, professor e mentor político de Vladimir Putin, presidente russo, e Dmitri Medvedev, primeiro-ministro. Narusova também é mãe de Ksenia Sobchak (n. 1981), uma celebridade nacionalmente conhecida.

Honras[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]