Ludmila Narusova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ludmila Narusova
Deputada da Emblem gosduma.gif Duma Nacional
Período de governo 1996 - 1999
Senadora do Coat of Arms of the Russian Federation.svg Soviete Federal
Período de governo 2002 - 2012
Vida
Nascimento 2 de maio de 1951 (63 anos)
Briansk, Brianskaya
Dados pessoais
Marido Anatoli Sobtchak
Partido CPletters.png Rússia Justa
Profissão Professora
Website twitter.com/LydmilaNarusova

Ludmila Borisovna Narusova, em russo: Людми́ла Бори́совна На́русова (Briansk, Brianskaya, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas URSS, 2 de Maio de 1951) é uma política russa, ex-senadora do Soviete Federal da Rússia, representante de Tuva e de Briansk. Nos anos 90, formava o "casal mais temido da Rússia" com seu marido Anatoli Sobtchak, prefeito de São Petersburgo.

Professora de história[editar | editar código-fonte]

Ludmila Narusova nasceu em Briansk, na União Soviética. Entre 1969 e 1974, estudou história na Universidade Federal de Leningrado. Entre 1977 e 1980, cursou sua pós-graduação no instituto de história da Academia de Ciências da URSS, também em Leningrado. Em 1980, casou-se com Anatoli Sobtchak, docente da Universidade de Leningrado, onde estudara. Após obter um doutorado em história, ela passou a ministrar aulas na Academia de Cultura de São Petersburgo.

Ludmila Narusova entrou na política russa ao ser eleita deputada da Duma, em 1995. Ela era membro do partido Nosso Lar. Desde 2000, Narusova é apresentadora do programa de televisão Liberdade de Expressão, na programação local de São Petersburgo, pela emissora RTR. Em outubro de 2002, ela foi eleita membro do Soviete Federal.

Família[editar | editar código-fonte]

Ludmila Narusova é a viúva de Anatoli Sobtchak (1937-2000), que foi um proeminente político russo, professor e mentor político de Vladimir Putin, presidente russo, e Dmitri Medvedev, primeiro-ministro. Narusova também é mãe de Ksenia Sobtchak (n. 1981), uma celebridade nacionalmente conhecida.