Lugansk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, consulte Luhansk (inglês) e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Lugansk
Luhansk, Луганськ
—  Cidade  —
Brasão de armas de LuganskLuhansk, Луганськ
Brasão de armas
Mapa da Ucrânia com Lugansk em destaque
Mapa da Ucrânia com Lugansk em destaque
48° 34' N 39° 18' E
País  Ucrânia
Fundação 1795
 -  Prefeito
Área
 - Total 257 km²
Altitude 105 m (344 pés)
População (2004)
 - Total 445 900
    • Densidade 1802/km2 
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Horário de verão EEST (UTC+3)
Código postal 91000
Código de área +380 642
Sítio [1]
Catedral de Vladimir I de Kiev

Lugansk, (em ucraniano: Луганськ), é uma cidade localizada no Oblast de Lugansk, na Ucrânia.[1] Até 2004, registrou cerca de 445.900 habitantes.

A cidade remonta a sua história a 1795, quando o industrialista britânico Charles Gascoigne fundou uma fábrica do metal no local. Era o começo de uma indústria que prospera lá até hoje. Luhansk alcançou o status de cidade em 1882. Localizada na Bacia de Donets, Luhansk se desenvolveu emem um importante centro industrial do Leste Europeu, particularmente como a casa de uma grande construtora de locomotivas chamada Luhanskteplovoz.

Em 5 de novembro de 1935 o nome da cidade foi mudado para Voroshilovgrad (Em russo e ucraniano: Ворошиловград) em honra ao comandante militar e político soviético Kliment Voroshilov, nativo de Lugansk. Contudo, em 5 de Março de 1958, a cidade voltou a usar o antigo nome devido a uma orientação advinda do presidente da União Soviética no tempo, Nikita Khrushchov, que proibia dar o nome de pessoas vivas à cidades. Em 5 de Janeiro de 1970, após Voroshilov ter morrido, o nome foi mudado novamente para Voroshilovgrad. Finalmente, em 4 de maio de 1990, retornou-se ao nome histórico da cidade pelo decreto do Supremo Soviete da Ucrânia SSR .

Luhansk é a casa do FC Zorya Luhansk que joga agora no liga campeonato Ucraniano de futebol.

Pirâmide de Lugansk[editar | editar código-fonte]

Artigo principal: Cume de Mergeleva

Em Setembro 7, 2006, Os arqueólogos em Ucrânia reivindicaram uma estrutura piramidal antiga, que alegaram ser mais antiga que aquelas no Egipto por pelo menos por 300 anos, descoberta perto de Lugansk. As fundações de pedra da estrutura são ditas assemelharem-se às pirâmides Azteca e Maya na Ámérica do Sul.

Povos famosos de Lugansk[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Luhansk (Ukraine) (em inglês) British Encylopedia. Visitado em 01-10-2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Ucrânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.