Metralhadora Johnson M1941

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de M1941 (metralhadora))
Johnson M1941

Metralhadora Johnson M1941
Tipo Metralhadora leve
Local de origem  Estados Unidos
História operacional
Utilizadores  Estados Unidos
Guerras Segunda Guerra Mundial
Guerra da Coreia
Revolução Cubana[1]
Histórico de produção
Criador Capitão Melvin Johnson
Data de criação 1941
Período de
produção
19411944
Especificações
Calibre .30-06 Springfield
Ação Ação de recuo
Sistema de suprimento Carregador tipo cofre monofilar destacável de 20 munições

A M1941 ou Johnson é uma metralhadora leve estadunidense, que foi usada na Segunda Guerra Mundial. No Exército dos Estados Unidos era oficialmente denominada Machine Gun, Cal. .30, M1941.[2]

Origem[editar | editar código-fonte]

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, o exército americano se viu carente de uma metralhadora leve que pudesse dar apoio para suas tropas (coisa que a BAR não fazia com eficiência), por isso o corpo de Fuzileiros Navais resolveram experimentar a metralhadora Johnson M1941.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A metralhadora Johnson M1941 era uma arma que foi desenvolvida junto com o fuzil Johnson M1941 e empregava o mesmo método de acionamento do mecanismo (recuo do cano). Era desenhada para disparar com o ferrolho fechado, para melhor precisão; quando disparada no modo automático o ferrolho permanecia aberto entre os disparos para evitar o superaquecimento da câmara. O carregador era fixo, horizontal e situado no lado esquerdo comportando apenas 20 cartuchos (o mesmo defeito da BAR) e era alimentado pelo lado esquerdo do receptor.

Sua produção acabou prematuramente em 1944, seu desenho estranho tinha muitas características boas, embora jamais fosse uma genuína metralhadora leve no sentido geralmente aceito do termo. Era leve demais e o seu mecanismo carecia de potência suficiente para ação contínua em condições ruins. Talvez com mais tempo e pesquisa, a metralhadora Johnson tivesse se mostrado uma excelente arma, sendo assim adotada por todo exército americano, mas isso não aconteceu e o fogo de apoio continuou sendo fornecido pela veterana da Primeira Guerra Mundial, a Browning M1917 A1.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «SMALL ARMS OF THE CUBAN REVOLUTIONS PART1» (em inglês) 
  2. Barnes, Frank C., Cartridges of the World, DBI Books, 1989
Este artigo relativo a armas de fogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.