Magneti Marelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Magneti Marelli Holding S.p.A. é uma subsidiária do grupo Fiat que produz sistemas para uso em automóveis. Foi fundada em 1919 como uma joint-venture entre a Fiat e a Ercole Marelli, sendo batizada de F.I.M.M. (Fabbrica Italiana Magneti Marelli).

A empresa atua nas mais variadas peças automotivas como sistemas elétricos, mecânicos, sistemas de exaustão, sistemas de câmbio, sistemas de suspensão entre outras tecnologias, também desenvolve sistemas em várias categorias de automobilismo.

Edison Lino é o presidente da empresa no Mercosul.[1]

Divisões[editar | editar código-fonte]

Magneti Marelli Cofap[editar | editar código-fonte]

Única divisão que tem sua sede mundial fora da Itália, é líder no fornecimento de amortecedores para o mercado de equipamento original, com mais de 70% de participação. Seus principais produtos são amortecedores estruturais, amortecedores monotubulares, amortecedores Power Shock, amortecedores convencionais, além de molas a gás e peças sinterizadas. É reconhecida pelo desenvolvimento de produtos, como os amortecedores monotubulares, os com controle eletrônico e o Power Shock, que funciona como um sistema auxiliar para reduzir a inclinabilidade do veículo. Possui fábricas em Lavras (MG), Santo André (SP) e Mauá (SP) e o maior Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de amortecedores da América Latina, também em Mauá (SP).

Magneti Marelli Powertrain[editar | editar código-fonte]

Líder no mercado nacional de sistemas de injeção eletrônica, tem sua sede na cidade de Hortolândia (SP) e foi a primeira fábrica do grupo a se instalar no país, em 1978. Seus principais produtos são centralinas de comando, bicos injetores e outros componentes utilizados nos sistemas de controle do veículo. Mantém um Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento na área, que é um dos mais modernos e avançados da América Latina, além de Laboratório de Homologação e de Controle de Emissões que atendem tanto os veículos de passeio quanto as motocicletas. É reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento da tecnologia SFS (Software Flexfuel Sensor), que equipou o primeiro carro flex lançado no Brasil, revolucionando a indústria automotiva nacional. A Magneti Marelli Powertrain conta com 47% do mercado bicombustível, equipando cerca de 50 modelos das principais montadoras brasileiras. A equipe de P&D da unidade industrial de Hortolândia também é responsável pelo desenvolvimento das evoluções do SFS, como o Tetrafuel (permite que o carro seja abastecido com combustíveis líquidos e GNV), ECS (Ethanol Cold System, que elimina a necessidade do reservatório de partida a frio em carros flex), Pico Eco (nova geração de injetores que otimiza o funcionamento da injeção eletrônica em motores flex e convencionais) e SIM (injeção eletrônica flex para motos). A empresa trabalha ainda em estudos do flex para aviões de pequeno porte. Cabe à divisão Powertrain do Grupo o mérito por todas as adaptações necessárias para que o câmbio automatizado Free Choice saísse dos bólidos da Fórmula 1 para os veículos de passeio. Outra tecnologia do Grupo Magneti Marelli cada vez mais presente nos carros nacionais e que vem, a cada dia, caindo no gosto do consumidor brasileiro. Fábrica em Hortolândia (SP).

Magneti Marelli Sistemas de Exaustão[editar | editar código-fonte]

Possui um dos melhores laboratórios de teste para desenvolvimento de sistemas de exaustão da América Latina na cidade de Amparo (SP), onde também está instalada sua fábrica que, junto com a unidade industrial de Córdoba, na Argentina, se destaca pelo desenvolvimento de soluções em sistemas de exaustão que aliam alta performance, redução de custo e diminuição das emissões de poluentes. No mercado de reposição é amplamente conhecida pela comercialização dos itens com a marca Kadron. Seus principais produtos são o Coletor Tubular e Estampado com Conversor Catalítico Integrado (melhorias no processo de conversão de gases nocivos e acelerando a catálise), conversores catalíticos, tubulação primária e silenciadores rolados e estampados.

Magneti Marelli Automotive Lighting[editar | editar código-fonte]

Empresa de desenvolvimento e comercialização dos primeiros faróis e lanternas a LED do mundo. Também é reconhecida pelo desenvolvimento do AFS (Advanced Frantlighting System), que proporciona melhor percepção da zona de iluminação frontal ao direcionar o feixe de luz de acordo com os movimentos do carro. No Brasil, foi a primeira empresa a fornecer lanternas a LED para um carro de passeio e está trabalhando para aumentar a sua participação neste mercado específico, já com novos fornecimentos previstos a curto prazo. Possui uma completa linha de produtos – faróis e lanternas convencionais, luzes de freio, lâmpadas de xenônio litrônicas e bilitrônicas e lâmpadas de neon – fabricada em Contagem (MG), que a tornam líder de mercado, com 39% de participação. Nesta mesma planta está instalado um Laboratório de Desenvolvimento e Qualidade, que garantem que todos os produtos sigam rigorosamente as normas do Contran. Fábrica em Contagem (MG).

Magneti Marelli Sistemas Eletrônicos[editar | editar código-fonte]

A divisão produz quadros de instrumentos, sistemas de iluminação interna, módulos de controle, computadores de bordo, telemetria, telemática e navegação por satélite via GPS.É conhecida pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta a favor da mobilidade sustentável, acompanhada de informação e entretenimento. Oferece ao mercado nacional navegadores GPS portáteis e embarcados e o sistema Convergence, tecnologia que gerencia a conectividade entre rádio, painel de instrumentos e objetos de uso pessoal, como celular e pen drive. Além de outras soluções que trazem para os motoristas as opções de monitoramento de pressão dos pneus através do computador de bordo, substituição das chaves convencionais por qualquer outro objeto com chip para abertura da porta dos automóveis, sistemas que contemplam em um único produto acesso à internet e outros programas de computador, navegação embarcada e conectividade. Fábrica em Hortolândia (SP).

Magneti Marelli Sistemas de Suspensão[editar | editar código-fonte]

A unidade desenvolve, produz e comercializa componentes, sistemas e módulos de suspensão para automóveis e utilitários para as principais montadoras.Os principais produtos são suspensões traseiras e dianteiras, sub-frames e braços oscilantes. Fábricas em Contagem (MG) e Santo André (SP).

Magneti Marelli Módulos e Componentes Plásticos[editar | editar código-fonte]

Foi uma das mais recentes aquisições do Grupo Magneti Marelli no Brasil. Produz peças em plásticos como reservatório de combustível, sistema de abastecimento de combustível (filler pipe), válvulas para sistemas de combustível, tanques de partida a frio e peças para canalização e difusão de ar no interior do veículo. Fábrica em Itaúna (MG).[editar | editar código-fonte]

Magneti Marelli Aftermarket[editar | editar código-fonte]

É o canal do Grupo para o consumidor final, sendo líder de vendas nos segmentos undercar e sistemas eletrônicos. Comercializa e distribui os produtos do Magneti Marelli (marcas Magneti Marelli e Cofap) para o mercado de reposição da América Latina, além de exportar para mais de 60 países.

Através de parcerias com outras fabricantes mundiais de autopeças, como Visteon, Behr Hella, ThyssenKrupp, Johnson Controls, Texa e Brembo, comercializa estas marcas nacionalmente.

Conta com a maior rede de distribuição do Brasil – com 220 distribuidores e seis escritórios regionais de vendas e promoção em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Goiânia e Buenos Aires, que abastecem mais de 60 mil pontos de venda.

Magneti Marelli Motorsport[editar | editar código-fonte]

Desenvolve sistemas eletrônicos e eletromecânicos para veículos de corrida de duas e quatro rodas. Fornece sistemas de alta tecnologia para controle do motor e aquisição de dados, de telemetria e eletro-hidráulicos para controle e automação da caixa de câmbio.

É a responsável por patrocínio a eventos esportivos, como Fórmula 1, WRC, Moto GP, Superbike e Rally Mitsubishi.[1]

Magneti Marelli Comandos Mecânicos[editar | editar código-fonte]

Produz componentes mecânicos para automóveis como pedaleiras completas, alavancas de freio de mão e pedais de acelerador eletrônico. Fábrica em Itaúna (MG).

Investimentos recentes[editar | editar código-fonte]

A Magneti Marelli possui 11 fábricas no Brasil, e em 2013 abriu uma fábrica em Pernambuco.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências