Manuel Marcondes de Oliveira Melo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Manuel Marcondes de Oliveira e Melo, primeiro barão de Pindamonhangaba,[1] (Pindamonhangaba, 1780 – Pindamonhangaba, 6 de agosto de 1863), foi um militar brasileiro, tendo tomado parte da comitiva que acompanhava D. Pedro I do Brasil quando do Grito do Ipiranga como comandante do I Esquadrão da Guarda de Honra.

Filho do capitão-mor Inácio Marcondes do Amaral e de Ana Joaquina de Oliveira. Casou-se em primeiras núpcias com Maria Justina do Bom-sucesso, filha de Custódio Gomes Varela Lessa, barão de Paraibuna, e em segundas com a viúva Maria Angélica Marcondes.

Recebeu o grau de comendador das imperiais ordens de Cristo e da Rosa, além do de oficial da do Cruzeiro. Foi o primeiro fazendeiro do Vale do Paraíba a receber um título nobiliárquico, pleiteando já na década de 1820 o título de Barão de Mombaça, em honra a sua fazenda em Pindamonhangaba[2].

Referências

  1. Algumas fontes contestam o recebimento de honras de grandeza, cf. "Titulares do Império" por Carlos G. Rheingantz, RJ 1960, páginas 112 a 121.
  2. MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. O Visconde de Guaratinguetá.Studio Nobel, 2002, 319pp.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.