Marlim-preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMarlim-preto
Makaira indica

Makaira indica
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Istiophoridae
Género: Makaira
Espécie: M. indica
Nome binomial
Makaira indica
Cuvier, 1832

O Marlim-preto (Makaira indica) é um peixe teleósteo, oceânico, da família Istiophoridae das águas tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico e do Pacífico, não vivendo muito abaixo da superfície. É um peixe muito famoso na pesca esportiva, sendo o peso máximo já observado na literatura científica é o de 750 kg, porém é comum ouvir de casos de indivíduos mais pesados. É extremamente veloz, atingindo a velocidade de 80 milhas-por-hora (aproximadamente 120 Km/h), sendo um dos maiores e mais apreciado dos peixes do grupo Marlim. O Marlim-preto pode ser ocasionalmente perigoso, sendo registrado alguns casos de ataques a seres humanos.

Riscos da Espécie[editar | editar código-fonte]

Em 2010 o Marlim-preto foi colocado na "lista-vermelha" do Greenpeace como uma das espécies com risco de extinção dentre os peixes marinhos. Isso se deu pela pesca predatória e não controlada nos diversos habitat do Marlim-preto.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Tony Ayling & Geoffrey Cox, Collins Guide to the Sea Fishes of New Zealand, (William Collins Publishers Ltd, Auckland, New Zealand 1982) ISBN 0-00-216987-8

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.