Materiais refratários

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Refratário deverá ser fundido aqui. (desde abril de 2013)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.

Material refratário é um material capaz de manter sua resistência a altas temperaturas. São utilizados em revestimentos de fornos, incineradores e reatores.[1]

Materiais refratários[editar | editar código-fonte]

Os Materiais Refratários devem ser estáveis química e fisicamente a altas temperaturas. Dependendo da aplicação, devem possuir alta resistência ao choque térmico, ser quimicamente inertes e possuir faixas específicas de expansão térmica.

Os óxidos de alumínio, sílica e magnésia são os materiais mais usados na produção de refratários. Outro óxido normalmente encontrado é o óxido de cálcio.

A escolha de determinado tipo de refratário depende da aplicação. Algumas aplicações requerem materiais refratários especiais. Zircônia é usado quando o material deve suportar temperaturas extremamente altas. O carbeto de silício e o carbono são outros materiais refratários usados em condições severas de temperatura, mas eles não podem ser usados em contato com o oxigênio, uma vez que eles oxidam. Tungstênio é usado como eletrodo em processos de soldagem.

Referências

  1. ASTM Volume 15.01 Refractories; Activated Carbon, Advanced Ceramics
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.