Churrasqueira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma churrasqueira a carvão.

A churrasqueira ou grelhador (ou ainda fogão a carvão) é o principal utensílio culinário utilizado nos churrascos. É um tipo de fogão em que toda a superfície superior é uma grelha colocada sobre uma fonte de fogo aberto, que pode ser lenha, carvão (o mais comum), gás ou mesmo electricidade.

Uma churrasqueira de latão.

Também comum, é o uso de churrasqueiras feitas de tijolos, nas quais a carne é colocada em espetos para que fique suspensa sobre o fogo. Este último tipo é o mais comum na região sul do Brasil.

Exemplo de churrasqueira feita de tijolos e que usa espetos.

Pode improvisar-se uma churrasqueira num piquenique, mas normalmente usam-se churrasqueiras que duram mais tempo, desde as que se constroem com tijolos ou com a metade de um tambor de aço (como mostra a figura à esquerda) e que ficam fixas no quintal, até às pequenas churrasqueiras portáteis e desmontáveis ou as que são construídas com rodas e com lugar para uma garrafa de gás e para outros utensílios necessários ao churrasco, como a pinça para virar a carne, a espátula para a despegar da grelha, etc.

Muitas churrasqueiras permitem que se modifique a altura da grelha, de acordo com a força do fogo e outras têm mesmo um ou vários espetos, por vezes com um pequeno motor para os fazer girar.