Mateus I de Foix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mateus I)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Mateus I foi visconde de Castelbo e senhor de Montcada. Sucedeu a seu pai Roger Bernardo IV após o falecimento deste em 1381.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Ascendeu ao governo sem previsão de maior grandeza mas, no mesmo 1381, o assassinato de Gastão, filho de Gastão III Febus, deixou ao conde de Foix e visconde de Béarn sem herdeiros. Ainda que o rei da França foi designado sucessor, Mateus, em estreita aliança com João I conde de Barcelona, preparou sua reclamação. Com a morte de Gastão Febus anunciou-se o casamento de Mateus com Joana de Aragão, filha do conde de Barcelona (casamento formalizado em 1393) e o visconde viajou aos domínios que reclamava donde confirmou e ainda estendeu os privilégios e liberdades de seus súditos recebendo a homenagem dos feudatários. As negociações da corte catalã com a francesa tiveram êxito e Carlos VI da França renunciou ao acordo formalizado com Gastão Febus (o Tratado de Tolosa) que o tornaria em herdeiro. Em uma carta datada em Tours em 20 de dezembro de 1391 o rei francês reconhecia a Mateus I, que lhe prestava homenagens por suas posses em Foix e Béarn. Também os filhos bastardos de Gastão Febus reconheceram a Mateus.

Mateus I morreu subitamente em 1398, sem ter descendentes. Levava os títulos seguentes:


Precedido por:
Gastão III de Foix e X de Béarn "Febus"
Conde de Foix e Visconde de Béarn
1391-1398
Sucedido por:
Isabel de Castelbo
Precedido por:
Roger Bernardo IV de Castelbo
Visconde de Castelbo
1381-1398
Sucedido por:
Isabel de Castelbo