Matthew Calbraith Perry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matthew Calbraith Perry (1794-1858), Fotografado em 1852.

Matthew Calbraith Perry (10 de abril, 1794 - 4 de março de 1858) foi o Comodoro da Marinha dos EUA que impulsionou a abertura do Japão ao Ocidente com o Tratado de Kanagawa em 1854.

Matthew Perry era filho do capitão da marinha Craig Christopher R. Perry e o irmão mais novo de Oliver Hazard Perry. Em início de carreira viu-se atribuído a vários navios, incluindo o Presidente, que se engajou vitorioso contra o navio britânico, HMS Pequeno Belt, pouco antes da guerra de 1812 ser oficialmente declarada. Durante essa guerra Perry foi transferido para o USS Estados Unidos e, como resultado, viu pouco combates na guerra, uma vez que o navio estava preso em New London, Connecticut. Após a guerra atuou em diversos navios no Mediterrâneo e na África, e foi enviado para reprimir a pirataria e o tráfico de escravos nas Índias Ocidentais. Em 1852, Perry embarcou de Norfolk, Virgínia para o Japão, no comando de um esquadrão em busca de um tratado de comércio japonês. A bordo de uma fragata a vapor ele aportou em Uraga perto de Edo (na moderna baía de Tóquio), em 8 de julho de 1853. Suas ações, nesta conjuntura crucial foram informados por um cuidadoso estudo dos contatos anteriores do Japão com navios ocidentais e o que poderia ser conhecido sobre a cultura hierárquica japonesa.

A flotilha do Comodoro Perry em sua segunda visita ao Japão (1854).

Ele se encontrou com os representantes do Xogunato Tokugawa que lhe disseram para se dirigir para Nagasaki, onde havia limitado o comércio com a Holanda e que era o único porto japonês aberto aos estrangeiros aquela época. Perry se recusou a sair e exigiu a permissão para apresentar uma carta do Presidente Millard Fillmore, ameaçando usar a força caso lhe fosse negado. O governo japonês foi forçado a deixar Perry vir a terra para evitar um perigoso bombardeamento naval. Perry desembarcou em Kurihama (na atual Yokosuka), em 14 de julho de 1853, apresentou a carta aos delegados presentes, e partiu para o litoral chinês, prometendo retornar para uma resposta.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.