Middlemarch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Books-aj.svg aj ashton 01.png A Wikipédia possui o
Portal de Literatura

Middlemarch: A Study of Provincial Life (em português, Middlemarch: um estudo da vida provinciana), é um romance de George Eliot, pseudônimo de Mary Anne Evans, posteriormente Marian Evans. É seu sétimo romance, começado em 1869, e posto de lado durante o adoecimento terminal de Thorton Lewes, o filho de seu companheiro George Henry Lewes. Durante o ano seguinte Eliot retomou o trabalho, fundindo várias histórias em um todo coeso, e durante os anos de 1871 e 1872, o romance foi publicado em série. A primeira edição em um volume foi publicado em 1874, e atraiu grandes vendas.

Com subtítulo de "Um estudo da vida provinciana", o romnace se passa numa cidade fictícia das Midlands, Middlemarch, no período de 1830 a 1832[1] Tem muitas tramas com grande número de personagens, e, apesar de suas distintas (mas interligadas) narrativas, busca um número de temas subliminares, incluindo o status das mulheres, a natureza do casamento, o idealismo e o interesse pessoal, religião e hipocrisia, reforma política e educação. O andamento é suave, e o tom levemente didático (com uma voz autoral que ocasionalmente irrompe da narração[2] ), e o quadro é bastante amplo.

Virginia Woolf disse deste livro que é "um dos poucos romances ingleses escritos para gente grande"[3] .

Referências

  1. THOMPSON, Ken. Fatal Marriages in George Eliot's "Middlemarch": Analysis of Vocational Marriage of Women. Disponível online em inglês. Consultado em 18/03/2013.
  2. Por exemplo, no começo do Livro 3, capítulo XXIX: "– but why Dorothea? Was her point of view the only possible one..." (" - mas por quê, Dorothea? Era seu ponto de vista o único possível...".
  3. "[Middlemarch] is one of the few English novels written for grown-up people.", in WOOLF, Virgina. The Common Reader. Disponível online em inglês. Consultado em 18/03/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.