Monte Perdido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Monte Perdido
O Maciço do Monte Perdido visto do sul, do vale de Ordesa
Monte Perdido está localizado em: Pirenéus
Monte Perdido
Localização nos Pirenéus
Coordenadas 42° 40' N 0° 5' E
Altitude 3 355 m
Localização Província de Huesca
Cordilheira Pirenéus
Primeira ascensão 1802 por Louis Ramond de Carbinières
Rota mais fácil A partir do refúgio de Góriz

O Monte Perdido é terceiro pico mais alto dos Pirenéus, com 3 355 m de altitude. Em conjunto com o Cilindro de Marboré (3 328 m) e o Añisclo ou Soum de Ramond (3 263 m) forma o Maciço do Monte Perdido.

O maciço do Monte Perdido forma parte do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, em Espanha, onde se destaca também o vale de Ordesa. O maciço prolonga-se para norte em território francês, estando integrado no Parque Nacional dos Pirenéus, onde se destaca o Circo de Gavarnie.

O Monte Perdido é um pico com mais de 3 000 m relativamente fácil de escalar. A via normal de ascensão passa pelo refúgio de Góriz (2 200 m), onde é habitual pernoitar.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Monte Perdido
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.