Monte San Valentín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Monte San Valentin)
Ir para: navegação, pesquisa
Monte San Valentín
Monte San Valentín visto do lago General Carrera
Monte San Valentín está localizado em: Chile
Monte San Valentín
Coordenadas 46° 35' 42" S 73° 20' 45" O
Altitude 4058 m (13314 pés)
Proeminência 3696 m
Posição: 41
Listas Ultra
Localização Patagónia, Chile

O Monte San Valentín é uma montanha ultraproeminente dos Andes, situada na Patagónia, sul do Chile. Tem 4058 m de altitude e 3696 m de proeminência topográfica1 .

Há alguma confusão quanto à sua verdadeira altitude no topo. Um grupo francês que subiu ao topo em 1993 registou uma altitude de 4080±20 m usando GPS.2 , enquanto em 2001 um grupo chileno mediu 4070±40 m, também com GPS.3 Dados SRTM e ASTER GDEM também apontam para mais de 4000 m de altitude. Porém, o IGM chileno indica apenas 3910 m. O cume é uniformemente branco, o que cria problemas aos cartógrafos.

É a mais alta montanha a sul da latitude 37°S fora da Antártida. Fica na parte norte e na cabeceira do Campo de gelo do norte da Patagónia, entre o lago General Carrera e a lagoa San Rafael, na Região de Aysén del General Carlos Ibáñez del Campo.

O glaciar que cobre o monte San Valentín é o mais alto da região (3900 m de altitude), e ao ter forma de planície, é ideal para estudar alterações climáticas (paleoclimatologia) mediante a perfuração do gelo, sendo assim importante destino para expedições científicas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Monte San Valentin.

Monte San Valentin é um pico da Cordilheira dos Andes localizado no Chile.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Chile é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.