Morcego-buldogue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMorcego-buldogue
Noctilio albiventris albiventris 1847.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Chiroptera
Família: Noctilionidae
Género: Noctilio
Espécie: N. albiventris
Nome binomial
Noctilio albiventris
Desmarest, 1818

O morcego-buldogue (Noctilio albiventris) é uma espécie de morcego, que ocorre desde a América Central até à América do Sul.

Têm uma coloração castanha, com os machos a apresentar tonalidades mais avermelhadas. O comprimento é de cerca de 6 cm e o peso de 30 g. Vivem normalmente próximo de água ou em zonas húmidas, residindo em árvores ocas. Tentam capturar por ecolocação os insectos que voam próximo da superfície de água. Também possuem a habilidade de capturar insectos que tenham caído na superfície de água. Ocasionalmente, os morcegos de maiores dimensões capturam e consomem pequenos peixes.

Vivem cerca de dez anos e atingem a maturidade sexual com um ano de idade.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • SIMMONS, N. B. Order Chiroptera. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, p. 312-529.
  • BARQUEZ, R.; PEREZ, S.; MILLER, B.; DIAZ, M. 2008. Noctilio albiventris. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 14 de dezembro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre morcegos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.