Moving Head

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Moving Head
Moving Yokes


Moving Head é um aparelho utilizado por profissionais de iluminação, embutido num só equipamento varias funções como cor, desenho, foco, strobo etc. A qualidade e função deste equipamento varia de cada fabricante. Ele produz diversos efeitos visuais, de acordo com o equipamento de iluminação utilizado.

Basicamente suas principais peças são:

  • engrenagens = que são responsaveis pelo movimento do equipamento
  • gobos = os gobos são chapas de varios materiais responsaveis por reproduzir desenhos e cores quando sobreposto a luz

São dois os modelos de efeitos:

  • Wash: utilizado para colorir, não utiliza gobos, e tem uma projeção desfocada, por não utilizar gobos libera mais luz e destacanto muito mais o aparelho,
  • Spot: utilizado para projeção de desenhos, utiliza gobos, e tem um desempenho mais focado

Como todo equipamento moderno de iluminação este aparelho utiliza um sistema chamado "DMX" onde é utilizado cabos "XLR" Ligado a uma mesa DMX, existem milhares de mesas DMX, porém todas trabalham com uma base, cada canal da mesa é uma função do moving, ou seja, quanto mais canais tiver o seu moving mais funções ele tem.

É possivel encontrar Moving´s de "LED" onde seu desempenho é similar ao de lâmpadas a gás, e seu consumo de energia é menor, além de ser mais leve.