Multilateralismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Multilateralismo é um termo nas relações internacionais que se refere a vários países trabalhando em conjunto sobre um determinado tema.

As organizações internacionais, tais como as Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) são multilaterais por natureza. Um dos principais defensores do multilateralismo tem sido, tradicionalmente, as potências médias como o Canadá, Austrália, Suíça, os países do Benelux e os países nórdicos. Grandes Estados costumam agir de forma unilateral. O multilateralismo pode fazer vários países a agirem em conjunto, na ONU ou pode envolver alianças regionais ou militares, pactos, ou agrupamentos como a OTAN.O inverso do multilateralismo é o unilateralismo, em termos de filosofia política.as organizações mundiais responsáveis pelo em pulsamento das relações econômicas estão cada vez mais procurando resolver problemas comuns da economia mundial que fica disponível ao interesse de todos os países participantes do mercado global.salientando de que as grandes organizações de comercio procuram estabelecer regras comerciais para que eventuais concorrências desleais não prejudiquem a livre concorrências das economias diante das forças de mercados que agem a medida que as ondas de variações a acontece.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.