Muriçocas do Miramar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estátua do bloco das Muriçocas.

Muriçocas do Miramar é um bloco carnavalesco da cidade de João Pessoa, na Paraíba. É tido como o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do Mundo de acordo com observadores do Guiness Book que compareceram a urbe visando calcular o seu tamanho e eventual entrada no livro (e portanto um dos 4 pólos mores do carnaval mundial junto com o Galo da Madrugada, carnaval de Salvador e Olinda, sendo o de Olinda mais tradicional que propriamente grandioso), divergindo do modelo paradas e carros alegóricos estilo Nova Orleans e São Paulo portanto. Proporcionalmente consegue mobilizar mais foliões que o Galo do Recife, visto que a metrópole recifense possui 4 milhões de habitantes (índice de um para quatro portanto já excluíndo os turistas; o índice de participação das Muriçocas é de um para dois ou mais).

Ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Momo, chamada pelos foliões de quarta-feira de fogo, uma referência à quarta-feira de cinzas.

Foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar na comemoração de um aniversário, em que havia apenas trinta pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos.

A concentração se dá na Praça das Muriçocas, que recebe a denominação em decorrência do bloco, passando pela Avenida Tito Silva, até chegar à Avenida Presidente Epitácio Pessoa, por onde passa até chegar na orla e vai até o cruzamento da Avenida Nego com a orla. O percurso tem 5 km de extensão.

Vários trios elétricos, conduzidos predominantemente por artistas paraibanos, como Elba Ramalho e Chico César, Fuba, compositor do hino das muriçocas, costumam ser acompanhados pelos foliões. O bloco não tem cordão de isolamento e suas camisetas são vendidas antecipadamente, com concepção de artistas locais. Ao longo de todo o percurso, aqueles que não querem ou não podem desfilar com o bloco e seus estandartes e bonecos assistem à passagem de varandas, jardins, muros e calçadas.

Hino das Muriçocas do Miramar[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.