Museu Municipal de Vila Franca de Xira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Tipo Museu municipal
Inauguração 1951 (73 anos)
Website www.museumunicipalvfxira.pt
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Vila Franca de Xira
Localidade Rua Serpa Pinto n.º 65

O Museu Municipal de Vila Franca de Xira é um museu patrocinado pelo município de Vila Franca de Xira, em Portugal, distribuindo-se por vários núcleos museológicos.

Constitui-se em espaços onde se expoem e divulgam ao público em geral colecções museológicas e culturais resultantes dos programas de investigação, recolhas e conservação, realizados no município, além de memórias e testemunhos históricos e patrimoniais desde a pré-história até ao século XX.

O Museu é hoje integrado por diversos pólos distribuídos pelo Concelho:

  • Museu Municipal de Vila Franca de Xira – Núcleo-Sede
  • Núcleo do Barco Varino Liberdade
  • Núcleo de Alverca (imagem)
  • Núcleo do Mártir Santo
  • Laboratório de Conservação e Restauro – Quinta da Piedade

História[editar | editar código-fonte]

A instituição remonta à constituição de uma biblioteca, pelo advogado e colecionador, Dr. Vidal Baptista, em 1947. Posteriormente, em 1951, passou a designar-se "Biblioteca-Museu Dr. Vidal Baptista", em homenagem ao seu fundador, tendo conhecido um período de grande atividade até ao falecimento do mesmo, em 1972.

Na fase que se seguiu, até à década de 1980, a biblioteca-museu mergulhou num relativo esquecimento, vindo mesmo a encerrar as suas atividades.

Em 1985 reabriu ao público o chamado "núcleo-sede", instalado em parte do edifício setecentista à rua Serpa Pinto, em Vila Franca de Xira, erguido por determinação do nobre Diogo Baracho.

Com a aquisição e recuperação de uma embarcação tradicional do rio Tejo, o "barco varino Liberdade", constituiu-se em 1988 o segundo núcleo museológico.

Em 1990 inaugurou-se o "Núcleo Museológico de Alverca" no edifício setecentista da antiga Câmara de Municipal de Alverca, diante do qual se ergue o pelourinho manuelino.

No ano de 1995 foram transferidos do chamado "núcleo-sede" para a Quinta e Palácio do Sobralinho, adquiridos pelo município desde 1993, os serviços técnicos do museu, as reservas museológicas, o laboratório de conservação e restauro e uma oficina de artes integrada no sector educativo. Conservou-se aberta ao público, em Vila Franca de Xira, até ao ano de 2000, uma pequena exposição documentando o programa museológico do Museu Municipal.

Em 2001 foi inaugurado o "Núcleo Museológico da Igreja do Mártir Santo São Sebastião", também em Vila Franca de Xira, voltado para a arte sacra, e integrado ainda por uma colecção antoniana e uma coleção de arqueologia do sítio.

Ainda no mesmo ano, o Museu passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus.

Finalmente, em 27 de setembro de 2003, foi reinaugurado o "núcleo-sede". O edifício setecentista, apresentando apenas a parte sul e a fachada, foi recuperado e adaptado a espaço museológico pela autarquia, com co-financiamento pelo Plano Operacional da Cultura, e projecto arquitectónico a cargo do arquitecto Cândido Chuva Gomes. Aqui voltaram a ser reinstalados parte dos serviços técnicos e de direcção do Museu, bem como disponibilizadas novas áreas abertas ao público: sala de exposições, centro de documentação e oficina educativa, auditório polivalente e loja.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu Municipal de Vila Franca de Xira

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]