Museu da Ciência Professor Mario Tolentino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu da Ciência
Professor Mario Tolentino
Tipo museu
Inauguração 14 de abril de 2012
Geografia
Coordenadas 22° 0' 59.23" S 47° 53' 25.275" O
Mapa
Localidade Praça Coronel Salles - Centro
Localização São Carlos - SP - Brasil
Homenageado Mario Tolentino

O Museu da Ciência Professor Mario Tolentino de São Carlos foi criado como um espaço de recreação e educação com temática científica, tecnológica e artística. Todos os experimentos e atrações são interativos, o museu foi montado pela prefeitura e foi nomeado em homenagem ao professor, pesquisador e historiador Mario Tolentino.[1] Prefeitura de São Carlos - utilidade publica.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O museu foi inaugurado em 14 de Abril de 2012, na época pelo então Prefeito Oswaldo Barba juntamente com o então Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp, este foi montado com verbas municipais e federais.

O museu recebeu o nome de um educador, pesquisador e político são-carlense, o então intelectual Mario Tolentino (1915-2004). O museu recebeu este nome, pois foi a maneira que a cidade encontrou para homenagear os grandes feitos e a visibilidade que o Prof. Tolentino trouxe para a cidade.

Acervo[editar | editar código-fonte]

Entre o acervo do museu encontram-se vários experimentos interativos entre eles estão o gerador de Van de Graaff, o Airball, o Gyrotec e a Casa Maluca. A área de exposições de fósseis, que conta com fosseis encontrados no Brasil e doações de todo o mundo.

O museu é um espaço interativo de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. Entre suas atrações, experimentos em física, réplicas de esqueletos de um Abelissauro e de um Anhanguera.

Referências

  1. «MUSEU DA CIÊNCIA PROF. MÁRIO TOLENTINO». www.saocarlos.sp.gov.br. Consultado em 18 de julho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]