Necrópole de Samtavro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do lugar

A necrópole de Samtavro (em georgiano: სამთავროს სამაროვანი), é um cemitério localizado ao norte de Mtsjeta, na Geórgia, datado entre meados do terceiro milênio aC e no século X. Foi escavado pela primeira vez por F. Bayern na década de 1870 e 1880.[1] As escavações começaram novamente em 1938 por A. Kalandadze e continuam até hoje.

História[editar | editar código-fonte]

Arqueólogos examinaram até 3.000 túmulos de vários tipos e determinaram a estratigrafia do local. Cerâmica arcaica, ferramentas de pedra e estruturas queimadas foram descobertas na camada cultural mais antiga (início da Idade do Bronze).[1] Um monte de enterro da Idade do Bronze Médio continha ferramentas de bronze, jóias de ouro e pérolas, entre outros. Material arqueológico particularmente diverso foi encontrado nos enterros do final da Idade do Bronze e da Idade do Ferro. Entre os artefatos encontrados estavam cerâmicas polidas com padrões geométricos e cerâmicas esmaltadas, ferramentas de bronze e ferro, cintas de bronze gravadas, ossos, figuras de bronze zoomórficas, bem como ágatas e outras jóias.[1]

A camada superior do cemitério data do século II - I a C. Continha túmulos de pedra, cistas, sarcófagos de pedra, criptas de silhares e tumbas de tijolos ou lajes.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • A. Kalandadze: Sítios arqueológicos pré-antigos de Samtavro, Mtskheta IV, Tbilisi, 1980.
  • T. Chubinishvili: Os sítios arqueológicos mais antigos em Mtskheta, Tbilisi, 1957.
  • M. Ivashchenko: Enterro em Samtavro dos primeiros três séculos, Mtskheta III, Tbilisi, 1980.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]