Niterói (Volta Redonda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Niterói
—  Bairro do Brasil  —
Zona Norte
Norte
Área
 - Total 0,32
População (2005)
 - Total 1 798
Fonte: Não disponível

O Niterói é um bairro nobre do Município de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Situado na Zona Norte da cidade, é um dos bairros mais antigos do município com residências de classe média alta e sofisticadas, sendo um dos núcleos originais de Volta Redonda. Possui 1798 habitantes (est. 2005) e 32,69 hectares, com boa presença de comercial e de repartições públicas. No seu domínio está localizado o colégio de Classe Média Alta denominado São Marcelo, além de um hospital de médio porte também estão presentes no bairro, que possui ainda a Igreja de Santo Antônio, a mais antiga em atividade do município, consagrada ao santo padroeiro da cidade.

Uma das curiosidades do bairro é que a maioria das ruas recebem nomes de santos da Igreja Católica, já sendo uma de suas marcas tradicionais, assim como a decoração natalina na rua São Vicente de Paula, que atrai milhares de visitantes anualmente ao local, no mês de dezembro.

Algumas das principais vias de ligação rodoviária que interligam a cidade passam pelo bairro, cabendo citar a Radial Leste Antônio Pedro da Costa, avenida Nossa Senhora do Amparo e as pontes Doutor Murilo César, Pequetito Amorim e Presidente Médici.