Nityananda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Nityananda ( bengali : শ্রী নিত্যানন্দ; Oriya : ନିତ୍ୟାନନ୍ଦ) (nascido em 1474 d.C.) foi um santo vaishnava, famoso como figura religiosa primária dentro da tradição Gaudiya Vaishnava da Bengala, onde é considerado uma encarnação de Balarama, primeira expansão divina de Krishna. Foi amigo e discípulo de Caitanya Mahaprabhu. Eles são muitas vezes mencionados juntos como Gaura-Nitai (Gaura, "dourado", referindo-se a Caitanya, e Nitai sendo uma forma abreviada de Nityananda) ou Nimai-Nitai (Nimai era um apelido de Caitanya por ter nascido sob a árvore Neem. Os seguidores geralmente se referem a Nityananda como "Sri Nityananda", "Senhor Nityananda", "Prabhu Nityananda" ou "Nityananda Rama".

Os fiéis da tradição Gaudiya Vaishnava, entre os quais se incluem os membros do Movimento Hare Krishna, consideram Nityananda a encarnação mais misericordiosa da Suprema Personalidade de Deus.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nityananda nasceu em torno do ano 1474, filho de um religioso brâmane, Mukunda Pandit (também conhecido como Hadai Pandit) e Padmavati em Ekachakra, uma pequena aldeia no distrito de Birbhum da presente Bengala Ocidental. Sua devoção e grande talento para cantar hinos vaishnavas (bhajan) eram visíveis desde uma idade muito precoce. Ele se tornou conhecido em sua juventude por sua dramática encenação de passatempos de Rama junto com os outros meninos de Ekachakra, onde ele em geral desempenhava o papel de Lakshman, o irmão mais novo de Rama.

Aos treze anos de idade, Nityananda saiu de casa com um sannyasi viajante, conhecido como Lakshmipati Tirtha. O pai de Nityananda tinha oferecido ao sannyasi tudo o que ele desejasse como presente. E Lakshmipati respondeu que estava precisando de alguém para ajudá-lo em suas longas viagens aos lugares santos, e que Nityananda seria perfeito para o trabalho. Como tinha dado sua palavra, Hadai Pandit concordou relutantemente, e Nityananda se juntou ao sannyasi em suas peregrinações. Essa longa jornada levou Nityananda a entrar em contato com importantes gurus da tradição vaishnava. Além de Lakshmipati Tirtha, que lhe deu iniciação espiritual, ele também associou-se com outros importantes devotos como Madhavendra Puri, Advaita Acharya e Ishvara Puri, o mestre espiritual de Caitanya Mahaprabhu