Notitia Dignitatum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Página de uma cópia medieval da Notitia dignitatum com os escudos do Magister Militum Praesentalis II, registro das autoridades militares do Império.

A Notitia dignitatum é um documento único que descreve a administração do Império Romano. Trata-se de um dos poucos documentos sobre o governo romano que chegaram até a atualidade . O documento detalha a organização administrativa doimpério, oriental e ocidental, desde a própria corte até o nível provincial. Acredita-se que contém a informação atualizada da década de 420 para o Império Romano do Ocidente e da década de 400 para o Império Romano do Oriente; no entanto, não se pode dar uma data precisa.

Há várias cópias dos séculos XIV e XV, além de uma versão iluminada em cor de 1542. Todas procedem de um único manuscrito perdido que continha vários documentos de grande valor.

A Notitia deriva o seu nome da descrição inicial dos manuscritos:

Cquote1.svg Notitia dignitatum omnium tam civilium quam militarium utriusque imperii occidentis orientisque. hoc documentum rationem reddit de structura et administratione imperii Romani aetate Theodosiana. ultima redactio notitiae dignitatum a primis decenniis saeculi quinti provenit.[1] Cquote2.svg

Referências

  1. "Listado dos oficiais, tanto civis quanto militares, de ambos os impérios, do Ocidente e do Oriente. Este documento apresenta a estrutura e administração do Império romano na época teodosiana. A última edição da lista corresponde à primeira década do século V".

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Notitia dignitatum : accedunt Notitia urbis Constantinopolitanae Laterculi provinciarum , edidit Otto Seeck, Berolini: Weidmann, 1876.
  • A.H.M. Jons, The Later Roman Empire, 284–602. A Social, Economic and Administrative Survey, The Johns Hopkins University Press, 1986, ISBN 0-8018-3285-3.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Notitia Dignitatum