Nova Suécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nova Suécia em 1650

Nova Suécia (em sueco, Nya Sverige) foi uma pequena colónia sueca na costa oriental da América do Norte durante o século XVII que incluía partes dos actuais estados de Delaware, Nova Jersey e Pensilvânia.

Fundada em 29 de Março de 1638 pelo explorador Peter Minuit, o principal povoado da colónia era Forte Cristina, assim chamado em homenagem à Rainha Cristina da Suécia. Cerca de 600 colonos suecos residiam na área nesse ano. Depois, este povoado converter-se-ia na actual cidade de Wilmington, no estado de Delaware. Outras zonas onde se estabeleceram colonos suecos foram o sudeste da Pensilvânia e o sudoeste de Nova Jersey. A economia da Nova Suécia estava baseada na agricultura e no comércio de peles.

O controlo sueco sobre a região durou apenas 17 anos, já que em Setembro de 1655, sob a direcção do governador Johan Rising, a Nova Suécia foi atacada pela vizinha colónia neerlandesa dos Novos Países Baixos, e foi anexada a esta última. Finalmente, a região inteira tornou-se parte do Império Britânico quando foi invadida por uma frota inglesa em 1664.

Ver também