Novo Bauhaus Europeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Novo Bauhaus Europeu – em inglês New European Bauhaus (NEB) – é um movimento artístico iniciado pela Comissão Europeia, mais precisamente pela Presidente da Comissão Europeia, Sra. Ursula von der Leyen. O seu objetivo é implementar o Pacto Ecológico Europeu através da cultura, integrando sustentabilidade ambiental, estética e inclusão[1].

O Novo Bauhaus Europeu é um movimento interdisciplinar que tende a resgatar as ambições fundamentais do movimento Bauhaus histórico gerado pelo arquiteto alemão Walter Gropius, a fim de lidar com questões contemporâneas dos campos da criação: arte, artesanato, design, arquitetura e planeamento urbano.

Sendo o Novo Bauhaus Europeu um movimento "novo", o seu estatuto está atualmente sendo desenvolvido e estabelecido por um Comité de Investigação multicultural e internacional, dirigido pelo artista Alexandre Dang.

As fases[editar | editar código-fonte]

Este movimento, querendo ser o mais aberto e acessível possível, será facilitado por um planejamento em três fases : a fase de Concepção (2020-2021), a fase de Execução (2021-2023+) e a fase de Divulgação (2023-2024+)[2].

A fase de Concepção[editar | editar código-fonte]

Como primeiro passo, a fase de Concepção abriu um diálogo sobre encontrar métodos que pudessem impulsionar as ideias existentes relacionadas com os desafios do Novo Bauhaus Europeu, no que diz respeito à cultura e à tecnologia. Estas duas noções são consideradas pelo Novo Bauhaus Europeu como elementos determinantes para enfrentar as preocupações contemporâneas, especialmente nos sectores da construção e arquitetura[3]. Ao lançar um convite à apresentação de propostas, serviços de aceleração e contribuição financeira começaram a ser prestados a alguns projetos ao abrigo de programas de financiamento da União Europeia, tais como Horizon Europe ou o programa LIFE, mas também organizações internacionais[4].

Na ideia de uma dinâmica de design coletivo, foi criada uma "Mesa-redonda de Alto Nível" com 18 pensadores e profissionais, envolvendo por exemplo os famosos arquitetos Shigeru Ban e Bjark Ingels, a Presidente do Fundo Nacional de Inovação Italiana Francesca Bria, a activista e académica Sheela Patel, e outros[5][6].  

A fase de Execução[editar | editar código-fonte]

Após a fase de Concepção, a Comunicação da Comissão Europeia "Novo Bauhaus Europeu : Beleza, Sustentabilidade, Inclusividade" foi publicada em 15 de Setembro de 2021[7]. O conteúdo detalhado desta comunicação conduziu diretamente à fase de Execução, que começou com a criação de cinco projetos-piloto. Estes projetos foram selecionados como propostas emblemáticas para o anunciado objetivo do Novo Bauhaus Europeu: "responder a desafios societais envolvendo cidades, cidadãos e decisores e abraçando quer os princípios-chave do NBE – beleza, sustentabilidade e inclusão –, quer uma abordagem orientada por missões (impactante, mensurável e focada) de uma forma inovadora e de referência."[8]. De fato, um dos pontos fundamentais do Novo Bauhaus Europeu, que é apresentado pela Comissão Europeia, é traduzir o Pacto Ecológico Europeu, oficialmente aprovado em 2020, para o tornar uma experiência cultural tangível na qual cidadãos de todo o mundo possam participar[9].

Referindo-se aos grandes princípios do movimento Bauhaus original, a iniciativa Novo Bauhaus Europeu abrange vários níveis: "do global ao local, participativo e transdisciplinar"[8]. Ao iniciar um processo de co-design, as opiniões e experiências de milhares de cidadãos, profissionais e organizações em toda a UE, e não apenas, foram envolvidas em conversas abertas. Emergindo deste pensamento coletivo, os três termos destacados para definir o movimento são "Sustentabilidade" (desde os objetivos climáticos até à circularidade, poluição zero e biodiversidade), "Estética" (qualidade de experiência e estilo, para além da funcionalidade) e "Inclusão" (valorização da diversidade, igualdade para todos, acessibilidade, a preços aceitáveis)[7]. Os quatro eixos temáticos escolhidos para orientar a implementação do Novo Bauhaus Europeu para os próximos anos são "Restabelecer a ligação com a natureza", "Recuperar um sentimento de pertença", "Dar prioridade aos lugares e às pessoas que mais necessitam", e "A necessidade de pensar a longo prazo o ciclo de vida dos ecossistemas industriais". Os três níveis de transformações interligadas esperados da iniciativa são "Transformação de lugares no terreno", "Transformação do ambiente propício à inovação" e "Difusão de novos conceitos"[7].

A fase de Divulgação[editar | editar código-fonte]

Durante a fase de Divulgação, o Novo Bauhaus Europeu planejou concentrar-se na divulgação de ideias e conceitos escolhidos a um público mais vasto, não apenas dentro da UE[10][11]. Dentro das três fases de desenvolvimento, este último passo deve ser sobre o trabalho em rede e a partilha de conhecimentos entre profissionais sobre métodos, soluções e protótipos disponíveis, mas também, destina-se a ajudar os criadores a replicar as suas experiências em cidades, zonas rurais e localidades e a influenciar a nova geração de arquitetos e designers[12].

Prêmios do Novo Bauhaus Europeu[editar | editar código-fonte]

Na Primavera de 2021, a Comissão Europeia lançou os prêmios Novo Bauhaus Europeu para condecorar exemplos inspiradores das realizações que se enquadram nos princípios do movimento. Para a primeira edição do concurso, os Comissários Ferreira e Gabriel premiaram 20 projetos numa cerimônia em Bruxelas a 16 de Setembro de 2021[13].

Uma segunda edição dos prêmios Novo Bauhaus Europeu acontecerá em 2022[14].

O NEB Lab[editar | editar código-fonte]

O NEB LAB, ou laboratório New European Bauhaus, foi estabelecido como um espaço de encontro para trabalhar com a comunidade crescente do Novo Bauhaus Europeu, que conta com mais de 450 parceiros oficiais, membros de mesas redondas de alto nível, Pontos de contato dos governos nacionais, e vencedores e finalistas dos prémios do Novo Bauhaus Europeu. O principal objetivo do NEB LAB é pôr em prática o pensamento do movimento, co-criando e testando soluções e ações políticas, como o desenvolvimento de ferramentas de etiquetagem. Começou com uma "Chamada para amigos do Novo Bauhaus Europeu", a fim de envolver entidades públicas, empresas e organizações políticas[15].

Festival do Novo Bauhaus Europeu[editar | editar código-fonte]

A abertura de um Festival Novo Bauhaus Europeu foi anunciada pela Comissão Europeia para dar visibilidade aos criadores, para os encorajar a "mostrar" as suas ideias e a partilhar os seus progressos, mas também para permitir o trabalho em rede e para fomentar o envolvimento dos cidadãos[16]. O Festival assentará em três pilares : "Fair" (apresentação de projetos ou produtos concluídos), "Fest" (a seção cultural, com artistas e performance) e "Forum" (debates com formatos participativos inovadores)[17]. A sua primeira edição acontecerá de 9-12 de Junho de 2022 em Bruxelas[17]. Com base nesta experiência, a Comissão elaborará um conceito para um evento anual que incluirá lugares dentro e fora da UE, a partir de 2023.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

O nome escolhido é fortemente criticado em algumas comunidades artísticas como sendo "inerentemente não inclusivo". Uma carta dirigida à Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e ao seu Vice-Presidente Frans Timmermans, foi assinada por muitos artistas para expressar o seu desacordo com o termo "New European Bauhaus"[18].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Direção Regional de Cultura do Centro. «Novo Bauhaus Europeu». culturacentro.gov.pt 
  2. «Key Concepts of the New European Bauhaus» (PDF). europa.eu (em inglês) 
  3. Cardoso, Filipa (25 de janeiro de 2021). «NOVO BAUHAUS EUROPEU ARRANCA COM FASE DE CONCEPÇÃO, MAS HÁ JÁ PRÉMIOS E PROJECTOS NO HORIZONTE». edificioseenergia.pt 
  4. «The British Council is looking to join project proposals for Horizon Europe's 'New European Bauhaus'». unica-network.eu (em inglês). 18 de março de 2022 
  5. «Shigeru Ban, Bjarke Ingels Among Names For New European Bauhaus' High-Level Roundtable». worldarchitecture.org (em inglês). 15 de março de 2021 
  6. «Ordem dos Arquitectos integra o Grupo de Trabalho do Novo Bauhaus Europeu». espacodearquitetura.com. 5 de maio de 2021 
  7. a b c «COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES Novo Bauhaus europeu Beleza, Sustentabilidade, Inclusividade». eur-lex.europa.eu. 15 de setembro de 2021 
  8. a b «PORTUGAL ENTRA EM PROJECTO DE NOVO BAUHAUS EUROPEU FINANCIADO PELO HORIZONTE EUROPA». smart-cities.pt. 6 de maio de 2022 
  9. «Novo Bauhaus Europeu "é de extrema importância" para cumprir metas de neutralidade carbónica em 2050». construir.pt. 24 de abril de 2021 
  10. Ilaria Totaro, Antonella (11 de outubro de 2021). «WHAT IS THE NEW EUROPEAN BAUHAUS?». renewablematter.eu (em inglês) 
  11. «Could the New European Bauhaus inspire the UK?». creativereview.co.uk (em inglês). 9 de fevereiro de 2021 
  12. «Novo Bauhaus europeu: Comissão lança a fase de conceção». ec.europa.eu. 18 de janeiro de 2021 
  13. «From Spain to Denmark: New European Bauhaus 2021 Announces 20 Awarded Projects». archdaily.com (em inglês). 19 de novembro de 2021 
  14. «Prémios Novo Bauhaus Europeu até 31 de Maio». europacriativa.eu 
  15. «COMISSÃO EUROPEIA LANÇA CHAMADA PARA AMIGOS DO NOVO BAUHAUS EUROPEU». ani.pt. 8 de abril de 2022 
  16. «Novo Bauhaus Europeu: Festival 1.ª Edição». forumdascidades.pt. 7 de março de 2022 
  17. a b «The Festival of the New European Bauhaus». europa.eu (em inglês) 
  18. «Objections to the term New European Bauhaus». janvaneyck.nl. 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]