Nuno Pais de Azevedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nuno Pais de Azevedo
Nascimento c.1100
Condado Portucalense
Morte
Condado Portucalense
Nacionalidade Portugal Portugal
Ocupação Foi senhor feudal do Couto de Azevedo.

Nuno Pais de Azevedo "o Vida" (c.1100 - ?) foi um nobre do Condado Portucalense, exerceu o cargo de Alferes-mor do Conde D. Henrique de Borgonha, infante da Borgonha[1][2][3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi o 9º senhor do Couto de Azevedo e o Sexto neto, por varonia, de D. Arnaldo Eris de Baião, importante figura da Proto-história do Condado Portucalense que viveu no ano de 950 e foi o 3º Senhor de Baião, o 2º Senhor da Casa e Solar[desambiguação necessária] de Azevedo.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de D. Paio Godins de Azevedo (1060 - ?) e de D. Gontinha Nunes Velho (? - 1108) também denominada como Maria Martins, filha de D. Nuno Soares Velho[desambiguação necessária][necessário esclarecer] e de D. Ausenda Todereis.

Casou com Gontinha Nunes, de quem teve:

  1. Gontinha Nunes de Azevedo, casada por duas vezes, a primeira com D. Raimundo Garcia de Portocarreiro, que o fundador da família Portocarreiro em Portugal[4][5] e a segunda com D. Gomes Ramires Carpinteiro.
  2. Ouruana Nunes casada com Rui Gonçalves da Cunha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Henri de Bourgogne , le Damoiseau sur le site Foundation for Medieval Genealogy
  2. Felgueiras Gayo Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989, vol. I-pg. 599 (Azevedos)
  3. Livros google - The Reconquest kings of Portugal
  4. Manuel Abranches de Soveral, Portocarreros do Palácio da Bandeirinha, Masmedia, 1ª Edição, Porto, 1997. pg. 17.
  5. Manuel José da Costa Felgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. I-pg. 600 (Azevedos) e vol. VIII-pg. 600 (Portocarreiro).