O Escaravelho do Diabo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Escaravelho do Diabo
Autor(a/as/es) Lúcia Machado de Almeida
Ilustrador Mario Cafiero
Arte de capa Mario Cafiero
País Brasil Brasil
Idioma Português
Série Coleção Vaga-Lume
Assunto(s) Ética e cidadania
Editora Ática
Lançado em 1972
Páginas 128
ISBN 978-85-08-00103-3

"O Escaravelho do Diabo" é um clássico livro brasileiro lançado em 1972 na coleção Vaga-Lume. Foi escrito por Lúcia Machado de Almeida e ilustrado por Mario Cafiero, até hoje foram feitas vinte e seis edições deste livro. Foi selecionado para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola em 1999.

Índice

[editar] Sinopse

Trata-se de um livro de histórias policiais, em que a história gira em torno de assassinatos seguidos. As vítimas são todas ruivas legítimas, com a coloração capilar que lembra o fogo. Antes de morrer recebem um estranho pacote embrulhado, que contém dentro um escaravelho e que depois descobrem o nome cientifico que parece anunciar sua morte. Tudo começa com o assassinato de Hugo. Seu irmão Alberto, estudante de medicina, com a ajuda de Inspetor Pimentel e subinspetor Silva resolvem solucionar o mistério. Em uma de suas buscas pelo assassino de seu irmão e de outros ruivos da cidade, Alberto conhece Verônica, uma simpática senhorita que vive na pensão de Cora O'Shea, a partir disto, Alberto se vê dividido entre solucionar o mistério da morte de seu irmão, ou conquistar o amor de Verônica.

[editar] Solução

Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

É descoberto que Mr. Graz é o culpado, conhecido como "Inseto". Ele era um famoso contribuidor da entomologia, e seu assistente era Hans. Um dia ele quis mostrar sua descoberta, um besouro em uma caixa, para o público. Hans, ruivo, roubou o inseto para ridicularizar Graz. Graz descobriu e o matou, depois tendo um surto e acordando com amnésia e uma aversão perversa à ruivos.

[editar] Personagens

[editar] Principais

  • Alberto: Estudante de medicina, um dos solucionadores do crime, irmao de Hugo.
  • Verônica: Hospede da pensão de Cora O'Shea, estudante de música.
  • Mr. Graz: Suíço, professor de línguas, muito amigo de verônica, hóspede de Cora O'Shea.
  • Inspetor Pimentel: Inspetor que cuida do caso de Hugo, e das outras vítimas.
  • Rachel Saturnino: Única sobrevivente aos ataques do "inseto". Ciúmes por Verônica.
  • Cora O'Shea: Irlandesa, dona da pensão.
  • Mr Gedeon: Estado-unidense, hóspede de Cora O'Shea.
  • Sub-inspetor Silva: Ajudante do Inspetor Pimentel.
  • Elza: Copeira da pensão de Cora O'Shea, uma das suspeitas do crime.

[editar] Vítimas

  • Hugo,"Foguinho": Primeiro assassinado. Morto com uma espada cravada no peito. Irmão de Alberto.
  • Clarence O'Shea: Filho de Cora O'Shea. Morreu envenenado após tomar um medicamento.
  • Maria Fernanda: Famosa, morreu em uma peça teatral com uma seta envenenada, lançada durante a peça.
  • Galo-da-Serra: Raça em extinção , foi estrangulado ate a morte.
  • Rachel Saturnino: Única sobrevivente aos ataques do "inseto". Foi atacada de noite.
  • Padre Afonso: Padre da paróquia, confessor de Mr. Graz. Morreu junto ao "inseto" quando sua capela pegou fogo.

[editar] Curiosidades

  • O Escaravelho do Diabo é um dos maiores sucessos já escritos por Lúcia Machado de Almeida. O livro que foi um sucesso de 1972 continua fazendo muito sucesso hoje em dia.
  • O Desfecho surpreendente do livro deve-se a varios fatos, inclusive que a solução do crime ocorre apos a morte do culpado.
quem é o escaravelho do diabo
Ferramentas pessoais
Criar um livro