Ocean Racing Multihull Association

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A Ocean Racing Multihull Association (ORMA) - Associação de Corridas Oceânicas de Multicascos (ACOM) - é uma estrutura criada em 1996 sobre os auspícios da Federação Internacional de Vela, a ISAF, e da Federação Francesa de Vela (FFV), para gerir as competições náuticas de veleiros multicascos de 60 pés.

A ORMA organiza anualmente um campeonato do mundo desse tipo de veleiros. Até 2005 esse campeonato apoiava-se nas corridas ao largo em equipa tipo Transat Québec-Saint-Malo ou "a dois" tipo Transat Jacques-Vabre ou ainda em solitário como na Transat Inglesa ou na Route du Rhum. Segundo os anos as provas podiam ter um percurso de navegação costeira - com um coeficiente de pontos elevado - e de regata tipo banana - comum coeficiente menor.

Por volta de 2006 só existia realmente a Transat Jacques-Vabre e a ORMA decidiu por uma modificação da jauge com trimarans de 70 pés.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações exteriores[editar | editar código-fonte]

Categoria:Associações internacionais