Federação Internacional de Vela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Federação Internacional de Vela (FIV) - em Inglês International Sailing Federation (ISAF) - é o organismo internacional que rege o desporto náutico de competição à vela.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Fundado em Paris em Outobro de 1907 como International Yacht Racing Union (IYRU), manteve esse nome até 1996 altura em que passou a ser a ISAF [1] .

Em Junho de 1906, em Londres, foi adoptado um padrão internacional - em francês JI para Jauge Interntional - numa conferência do países europeus. É a Regra do Metro - Metre Rule (En) - para os barcos 12M JI, os 8 Metros, 6 Metros e todos os outros veleiros do tipo JI - padrão internacional, ou Metro ou ainda mR - como o 5.5 mR ou o 2.4 mR. Um ano depois os representantes europeus que estavam presentes a essa conferência fundariam a IYRU.

Desde a sua criação a federação tem editado regras, normas e sistemas de medidas padrão que são aplicadas mundialmente em todas as competições à vela.

Só em 1960 é que a North American Yacht Racing Union unificou e adoptou a JI.

Papel da FIV[editar | editar código-fonte]

A FIV é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) como autoridade dirigente da vela mundial e gere a vela nos JO. A FIV assegura a promoção da vela nas 121 federações nacionais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]