Conselho Internacional de Críquete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
International Cricket Council
Icc.jpg
Países membros do Conselho
Lema "Todos pelo Cricket"
Fundação 15 de junho de 1915 (98 anos)
Tipo Esportiva
Sede Dubai, Emirados Árabes Unidos
Membros 107 federações nacionais.
Presidente David Morgan
Organização Haroon Lorgat
Sítio oficial site

O Conselho Internacional de Críquete (International Cricket Council, ICC em inglês) é a organização esportiva que regula os maiores campeonatos internacionais de críquete. Sua sede fica em Dubai. O ICC organiza a Copa do Mundo de Críquete a cada quatro anos desde 1975.

Historia[editar | editar código-fonte]

Em 15 de junho de 1909 representantes de Inglaterra, Austrália e África do Sul se reuniram e fundara o Imperial Cricket Council. A associação tinha como principal objetivo promover o cricket dentro do Império Britânico e de suas colonias. A Índia, Nova Zelândia e West Indies (tambem conhecida como seleçao do Cribe) foram eleitos como Full Members em 1926, dobrando o número de países que jogam os chamados Test Match de 3 para seis.

Esse ano foi também concordou em fazer uma mudança no conselho, que incluiu a permissão para se realizar eleições, para serem criados confederações e associações que tenham como finalidade promover o cricket regional.

Após a formaçao do estado do Paquistao em 1947, O pais recebeu status de naçao test em 1952, Isso aconteceu devido ao paquistao e India serem um pais so ate a criaçao do estado do paquistao.

No ano 1965, o Imperial Cricket Conferência foi rebatizado o Conferência Internacional de Cricket( devido ao aumento de paises praticantes do esporte que nao se restringia mais apenas ao reino unido) Com a criaçao desse novo orgao, foram criadas tambem novas regras para permitir a eleição de países de fora da comunidade britanica. Isso levou à expansão da Conferência, com a admissão de membros associados. Associados foram tendo cada um direito a um voto, enquanto a Fundação e os Full Team tinham direito a dois votos em resoluções do TPI.

Membros da Fundação manteve um direito de veto.Sri Lanka foi admitido como membro pleno em 1981, retornando o número de países que jogam-Teste para sete. E finalmente em 1989, novas regras foram adotadas e Conferencia Internacional de Críquete mudou seu nome para o nome atual, o conselho Internacional de Cricket. África do Sul, foi reeleito como membro pleno do TPI, em 1991, após o fim do apartheid, o que foi seguido em 1992 pela admissão de Zimbabwe como a nação-playing Teste nono. Bangladesh foi admitida como país-playing Teste numero 10 em 2000.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.